Retorno

Se aprovado pelo Cepe, UFSM poderá ter vestibular e processo seriado a partir de 2023


Na manhã desta segunda-feira (28) em entrevista ao Central CDN, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Luciano Schuch explicou a proposta de retorno do processo seletivo seriado e vestibular. Na próxima quarta-feira (30), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promove uma reunião aberta para apresentar proposta de resolução sobre formas de ingresso para a graduação na UFSM.

Em 2014 o vestibular da UFSM foi extinto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A partir disso,  o ingresso passou a ocorrer de forma integral pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando, assim, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até este ano, esta é a forma de ingressar em um curso de graduação na instituição federal de Santa Maria. 

A expectativa do reitor é de que, caso aconteça a aprovação da mudança da resolução pelo Cepe, ano que vem os ingressos passem a contar com o vestibular. Já no processo seletivo seriado é preciso três anos para que os alunos acumulem notas para o ingresso, a contar do primeiro até o terceiro ano do Ensino Médio: 

– Se aprovado então para o ano que vem, já teremos o processo para as vagas para o primeiro ano. O que estamos propondo é trabalhar com 30% Enem/Sisu, 30% vestibular e 40% seriado. Duas provas nossas e o processo seletivo através do Enem. 

Por que a mudança

A discussão sobre a diversificação das modalidades de ingresso não é de hoje. Segundo Schuch, o principal motivo é a identificação do aluno com a instituição: 

– Nossa ideia é poder trabalhar com as escolas e o novo Ensino Médio, discutindo conteúdo. Assim deduzimos que haverá uma identificação maior, no âmbito local.

Ademais, há críticas ao Sisu: 

– Os alunos verificam a nota e escolhem o curso, isso faz com que ele não tenha mais identificação nem com o curso. Se o aluno quer um curso mais concorrido, ele escolhe outro para garantir uma vaga federal, que é gratuita. Queremos inverter este processo, que o aluno escolha seu curso, depois faça as provas. 

Caso a proposta seja aprovada pelo Cepe, a resposta poderá chegar até dezembro. No segundo semestre de 2023, já será possível realizar a prova do vestibular, assim como a prova do processo seletivo seriado. 







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Letícia Almansa Klusener

[email protected]

Anterior

MEC desbloqueia R$ 366 milhões das instituições que foram congelados na segunda-feira

UFSM aprova retorno do vestibular e do processo seletivo seriado Próximo

UFSM aprova retorno do vestibular e do processo seletivo seriado

Educação