educação

Saiba como pedir reaplicação do Enem em caso de infecção por Covid-19

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estejam acometidos de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação das provas. O Enem será aplicado nos próximos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Já a reaplicação do exame está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro. Quem estiver doente deve comunicar a condição, antes da realização das provas, acessando a Página do Participante na internet.  

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.  

Por pandemia, Justiça Federal suspende Enem no Amazonas

Pelo edital do Enem 2020, são doenças infectocontagiosas, para fins de pedido de reaplicação das provas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. O Inep reforça que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, "primando pela segurança e pela saúde coletiva".  

- Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, com o objetivo de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante - informa a autarquia.  

Moradores da Jockey Club se preocupam após aparição de jacarés em sanga

Segundo o Inep, não só pessoas com problemas de saúde na data das provas poderão participar da reaplicação. Quem tiver problemas logísticos, como, por exemplo, falta de energia elétrica, também poderá comunicar o problema pela Página do Participante para fazer o exame em fevereiro.

Peguei Covid-19, e agora?   

  • Pessoas com sintomas na véspera ou no dia da prova  
  • Não devem comparecer ao Exame
  • Devem registrar o ocorrido na página do participante na internet
  • Devem entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, para agilizar a análise do laudo pela autarquia
  • Para análise, devem ser inseridos: documento legível que comprove a doença
  • Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento
  • O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB
  • Se a permissão for concedida, a reaplicação das provas será no dia 23 e 24 de fevereiro

Pessoas com Covid-19 nas semanas que antecedem o Enem 

  • A condição do aluno deve ser comunicada, por meio da página do participante, antes da aplicação do exame 
  • Devem apresentar os mesmos documentos, como atestado médico e descrição das condições, CID 10, assinatura e identificação do profissional com CRM, bem como a data do atendimento
  • Encaminhar o documento em PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB
  • Se a permissão for concedida, a reaplicação das provas será no dia 23 e 24 de fevereiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fundação oferece cursos gratuitos para pessoas com deficiência visual Anterior

Fundação oferece cursos gratuitos para pessoas com deficiência visual

Por pandemia, Justiça Federal suspende Enem no Amazonas Próximo

Por pandemia, Justiça Federal suspende Enem no Amazonas

Educação