capacitação para o futuro

Rede municipal de ensino de Santa Maria irá participar de capacitação da IBM

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

A prefeitura de Santa Maria assina, nesta quarta, um termo de cooperação com a IBM, empresa internacional do ramo de tecnologia, para a capacitação de alunos e professores de Ensino Fundamental da rede pública municipal. Iniciativa faz parte de um projeto global da IBM para formar 30 milhões de profissionais no setor de tecnologia até 2030. A assinatura ocorrerá a partir das 16h, durante a 7ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino, com transmissão via internet.

A rede municipal de ensino de Santa Maria é uma das contempladas entre os 170 parceiros acadêmicos nos 30 países em que a iniciativa ocorrerá. Na cidade, o projeto iniciará - de forma experimental - atendendo três escolas, dez professores e 75 alunos. Após a implementação da etapa piloto, deverá ser expandido para dez novas escolas a cada semestre, com, em media, 30 alunos e cinco professores adicionais por instituição.

Neste primeiro momento as escolas contempladas serão:

  • EMEF Luizinho de Grandi/CAIC;
  • EMEF Francisca Weimann;
  • EMEF Irmão Quintino

Web série sobre descarte correto de lixo é gravada em Santa Maria

Em Santa Maria será aplicado o programa IBM SkillsBuild, que capacitará os participantes nas temáticas de computação em nuvem, inteligência artificial e outras "tecnologias que ganham cada vez mais destaque no mercado e na sociedade".  A secretaria espera que cerca de mil alunos, de 8º e 9º ano, além de 200 professores serão capacitados por ano. No total, a rede municipal possui 47 escolas de ensino fundamental.

A capacitação é gratuita, tem a duração de um semestre, e será feita de forma remota, por meio de plataforma de ensino própria da IBM, e ministrada por representantes da empresa. 

O projeto ainda não tem data para começar. Segundo a Secretaria, a IBM irá oficializar o cronograma operacional durante a live de lançamento nesta quarta. O contrato com a prefeitura terá a duração de um ano, sendo renovado anualmente. O plano é que os professores que concluírem a capacitação também atuem como facilitadores com as turmas seguintes.

Anna Júlia e o pioneirismo: conheça a menina que joga futebol com meninos do Novo Horizonte

7ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino

As Paradas são uma série de eventos realizados ao longo do ano. A iniciativa consiste de um dia onde os professores e servidores da rede municipal voltam as suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aperfeiçoar os processos técnicos e capacitar os profissionais em aspectos diversos da atuação profissional.

A sétima edição de 2021 é voltada para professores, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes administrativos e estagiários. Para professores, a Parada terá dois itinerários. O Itinerário I, de formação profissional, e o Itinerário II, composto por diversos ateliês temáticos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo do Estado torna obrigatório o retorno das aulas presenciais em todas as redes de ensino

Próximo

Programa vai garantir bolsas estudantis, absorventes e celulares para alunos da rede estadual

Educação