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Projeto Future-se volta a ser debatido nesta quinta-feira na UFSM

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Foto: Renan Mattos (Diário)

Com uma nova formatação apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto Future-se estará novamente em debate nesta quinta-feira, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa da Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior da instituição (Atens/UFSM) vai tratar também sobre a reforma administrativa e será aberta a toda a comunidade, no Auditório Flávio Miguel Schneider, no Centro de Ciências Rurais (CCR), no campus sede, no Bairro Camobi, a partir das 14h.

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O evento contará com a presença de dois convidados. Vladimir Nepomuceno, consultor de Entidades Sindicais de Brasília, e Wrana Maria Panizzi, ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), virão a Santa Maria para debater o projeto do governo para o Ensino Superior e a reforma administrativa e suas implicações para serviço público.

Com relação à reforma administrativa, as linhas gerais do projeto são de reduzir despesas com o funcionalismo civil, com revisão das tabelas de progressão, possibilidade de redução de jornada com redução de salários e flexibilização da estabilidade, entre outras medidas. Os dados sobre o tema serão expostos e discutidos pelo consultor Vladimir Nepomuceno.

NOVA PROPOSTA
Já o Future-se tem como novidade a mais recente versão do projeto e suas implicações, que serão o foco da discussão entre Wrana Panizzi e Renato Souza. 

Em agosto, os conselhos superiores da UFSM já haviam rejeitado o projeto original do Future-se, apresentado pelo MEC. Paralelamente, foi feita uma consulta pública para que a comunidade manifestasse sua opinião sobre a iniciativa.

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A nova minuta do projeto foi apresentada em outubro para reitores das universidades federais e suprimiu alguns pontos que geraram críticas e reações contrárias à proposta do governo. Um desses pontos retirados trata do artigo sobre o indicador de redução de gasto com pessoal. A nova versão apenas aponta que serão criados indicadores de desempenho sem especificar o que vai ser avaliado por eles. 

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