Foto: Beto Albert
São meses de preparação, envolvendo estudos, exercícios, leituras e dinâmicas que possam ajudar a resolver as questões de Linguagens e suas tecnologias, e de Ciências Humanas, além da temida Redação. Esses são os conteúdos da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (03). Neste ano, Santa Maria tem 15.604 inscrições confirmadas. Em todo o país, são 4.325.960 participantes, e no Estado, 279.028.
Os portões se abrem ao meio-dia. As provas terão início às 13h30min e terminam às 19h. Para acessar o local de prova, é importante que o candidato fique atento à documentação. O cartão de confirmação de inscrição está disponível na Página do Participante. Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local de prova e opção de língua estrangeira escolhida.
O que é permitido levar
- Documento oficial com foto, como RG ou CNH
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta
- Aqueles que quiserem podem levar lanches e bebidas, desde que estejam em embalagens transparentes e sem rótulos. Ambos devem ser vistoriados pelo fiscal de sala
Confira o local
Especialistas também orientam o candidato a saber com antecedência o local da prova. E, a partir daí, conhecer os meios de transporte disponíveis e o tempo para se deslocar até a sala.
A Secretaria de Mobilidade Urbana do município informa que haverá reforço na operação do sistema de transporte público neste domingo. Três ônibus extras sairão da Rua Vale Machado a partir das 11h, somados aos horários da linha Camobi, sentido Centro-bairro, que farão a extensão até a UFSM. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) fará monitoramento do trânsito nos locais de provas e arredores. Qualquer denúncia ou solicitação de apoio pode ser feita pelo telefone 153.
Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil.
Na Região Central, serão aplicadas provas nos seguintes municípios: Caçapava do Sul, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Gabriel, São Sepé e São Vicente do Sul.
Documentação
Para participar do Enem, o candidato poderá utilizar documentos digitais para identificação no local da prova. Os documentos podem ser apresentados por meio do aplicativo gov.br.
A partir deste ano, não será mais aceita a apresentação do boletim de ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo da mudança é garantir mais segurança ao exame. Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, fotos de documentos digitais apresentadas fora de seus aplicativos oficiais ou que não tenham foto também não serão aceitos pelo fiscal de sala.
O que pode
- Carteira de identidade (RG)
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- e-Título
- Identificação fornecida por conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade
- Passaporte
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997
Identidade expedida por órgãos de segurança pública, Forças Armadas, polícias militares e Polícia Federal
Não serão aceitos
- Boletim de ocorrência por perda de documento