Foto: Beto Albert
A Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm) informou que uma paralisação dos servidores técnico-administrativos ocorrerá nesta terça (15) e nesta quarta (16). A motivação, segundo a Assufsm, ocorre em função de um descumprimento do Governo Federal com relação a acordos firmados no mês de julho, momento em que a greve dos servidores chegou ao fim. Sendo assim, locais como bibliotecas e secretarias de curso são afetadas. Além disso, serviços relacionados a pró-reitorias e coordenações também estão suspensos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
De acordo com a Assufsm, o governo recuou com o anúncio da retirada de quatro pontos, considerados pela entidade como essenciais, do projeto de lei assinado em 10 de julho: Reposicionamento dos aposentados, criação do cargo de auxiliar, questão da aceleração e o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). A justificativa é que seria necessária uma análise do impacto orçamentário para aprovar esses pontos.
De acordo com Alessandra Alfaro Bastos, integrante da diretoria da Assufsm, o descontentamento dos servidores está no fato de que o governo ainda não convocou a mesa setorial específica do Ministério da Educação para debater o assunto.
Nesta terça-feira, o MEC fará uma reunião com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) para tentar chegar em um acordo. Na UFSM, a Assufsm promoverá uma assembleia para debater os resultados da reunião na manhã desta quarta.