luz no fim do túnel

Previsão para retorno da luz na escola Sergio Lopes é para outubro

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Depois de 22 dias sem luz, a escola Sergio Lopes vislumbra um desfecho. A secretaria municipal de Educação comprou um novo poste para substituir o que foi queimado em um temporal no começo do mês. A previsão para o restabelecimento, contudo, é apenas por volta do dia 21 de outubro.

Santa Maria terá dia D para vacinação de rotina em crianças e adultos

Segundo a diretora da escola, Andreia Schorn, caso a compra não fosse bancada pelo município, o custo, de R$ 6,5 mil, seria de metade do orçamento da escola. O município justifica, porém, que cobriria o custo.

Agora, é esperado que o poste chegue em Santa Maria em 15 dias úteis. A instalação leva cerca de quatro horas. É projeto, portanto, que o reparo seja feito em 21 de outubro.

Até lá, a escola não vai fechar. Os estudantes seguirão com aulas em dias que a luz natural for suficiente, o que é avaliado a cada dia. Atualmente, são 140 alunos que frequentam as aulas em todos os níveis no formato híbrido e escalonado na Sergio Lopes.

Santa Maria recebe recursos do Estado para castrar animais de rua

TEMPORAL
Foi em 8 de setembro que a escola ficou sem luz depois de um temporal. Desde esse dia, foram encaminhados ofícios à secretaria de Educação. A escola ficou apenas em atendimento remoto pela impossibilidade de ter atividade presencial. Um terceiro ofício também foi enviado para solicitar reforço na segurança da escola, que fica na escuridão e sem tranca do portão eletrônico à noite.

Conforme a nota, à época, a prefeitura informou que o que foi danificado pelo temporal foi o transformador de um poste externo à escola e que a situação era tratada como prioridade. Nas turmas mais avançadas, as aulas foram encurtadas. Às 16h30min, os estudantes são liberados, uma hora mais cedo. As turmas utilizam apenas duas salas, com janelas maiores e mais iluminação natural. O quadro fica com pouca visibilidade sem as lâmpadas. Para enxergar o próprio caderno, os alunos tem dificuldades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Servidores gaúchos terão 13º salário em dia em 2021 Anterior

Servidores gaúchos terão 13º salário em dia em 2021

Próximo

Com novo prazo, mais 280 mil estudantes conseguem isenção na prova do Enem

Educação