em camobi e no centro

Lançado edital de terceirização dos RUs da UFSM

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O edital de licitação para a terceirização dos Restaurantes Universitários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi lançado nesta terça-feira. A empresa especializada em refeições coletivas será responsável pelos quase 180 mil pratos servidos por mês nas três unidades (I e II, no campus, e no Centro, na antiga reitoria). Além disso, a licitação prevê a reforma do RU I. Além das refeições para a comunidade universitária, a licitação inclui alimentação dos alunos da creche Ipê Amarelo.

No dia 20 deste mês, se encerra o envio de propostas. O prazo para o resultado final depende de análise e julgamento. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

A escolha da empresa será feita pela modalidade de pregão, onde lances são oferecidos por cada refeição. A que apresentar o menor valor, vence. A vigência dos contratos é de um ano e poderá se estender por até quatro.

A UFSM alega que o aumento no número de cursos e estudantes ao longo dos anos e, consequentemente, o aumento na demanda dos RUs, bem como a aposentadoria de muitos funcionários do quadro da universidade, sem reposição dos cargos, torna a terceirização da alimentação imprescindível.

Além disso, segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), haverá uma diminuição na relação custo-benefício e dinamismo nos processos operacionais. A UFSM espera economizar cerca de R$ 5 milhões ao ano com a terceirização.

CONTRAPARTIDA
A empresa prestará serviços de alimentação e nutrição (café da manhã, almoço, jantar, distribuição aos domingos, feriados e paralisações e marmitex) nos três Restaurantes Universitários . Ela será responsável pela operacionalização e desenvolvimento de todas as atividades envolvidas na comercialização, venda de créditos, planejamento de cardápios, produção, transporte e distribuição de refeições.

Em contrapartida, a empresa terá de realizar a reforma da cozinha do RU I, a instalação de ventilação, a exaustão na área de ampliação da cozinha, Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do RU I. A construção civil da cozinha nova, que começou em 2013, será finalizada pela UFSM. A empresa também será responsável pela reforma da cozinha antiga, que será transformada em almoxarifado e copa.

IPÊ AMARELO
No contrato, também está previsto a prestação de serviços de alimentação e nutrição na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, onde cerca de 100 crianças estão matriculadas. Atualmente, as refeições oferecidas na escola estão sob responsabilidade do RU I. Os serviços devem iniciar no prazo máximo de 10 dias após a assinatura do contrato.

OS PRAZOS

  • O prazo da homologação da licitação será de, no máximo, 15 dias, contados a partir da data da posse da licitação
  • A licitante vencedora terá prazo de cinco dias para a assinatura do contrato, após a convocação feita pela UFSM
  • Para a ocupação dos espaços físicos a empresa pagará o valor mensal de R$ 59.560,68
  • A gestão e fiscalização dos serviços será feita pelos funcionários do quadro da UFSM
  • Após começo das obras, a empresa terá 60 dias para concluir a reforma do RU I

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Educação lança versão digital de diplomas Anterior

Ministério da Educação lança versão digital de diplomas

Próximo

VÍDEO: medalhistas de ouro falam sobre conquista na Olimpíada de Matemática

Educação