com a nota do Enem

Inscrições para o Sisu começam hoje. Veja como se inscrever e o calendário de matrículas na UFSM

da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Nesta edição do Sisu, são ofertadas mais de 3 mil vagas na UFSM

De hoje até sexta-feira, estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São mais de 235,4 mil vagas em cursos de Ensino Superior em todo o país. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), há mais de 3,3 mil vagas disponíveis para os quatro campi da instituição, sendo 2.585 para o campus sede.

Além da UFSM, há 2.780 vagas pelo Sisu em outros cursos da região: na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (campus Cruz Alta) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), nos campi de Júlio de Castilhos e São Vicente do Sul.

Para auxiliar o candidato a calcular suas chances de ingresso a partir da nota do Enem, a UFSM disponibilizou um termo de adesão. O documento traz o peso adotado pela UFSM para cada prova do Enem, além da nota mínima em cada prova (veja neste link) exigida para concorrer a um determinado curso. Além disso, o MEC divulgou um simulador de notas que ajuda os candidatos a ver em quais cursos têm mais chance usando nota do Enem.

CRONOGRAMA

  • Inscrições no Sisu - De hoje até sexta-feira, pelo site  
  • Como fazer - Informando o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a senha
  • Quem pode participar - O estudante que participou do Enem de 2018 e obteve nota na redação diferente de zero
  • A escolha das opções - No momento da inscrição, o candidato pode optar por dois cursos, em ordem de prioridade. De hoje até sexta, o candidato pode modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente, sendo que será considerada válida a última inscrição confirmada
  • 1ª chamada  - No dia 28 de janeiro, será divulga a lista dos candidatos classificados para cada instituição
  • Lista de espera e nova inscrição - O candidato não selecionado na chamada regular poderá participar da lista de espera, com inscrições a partir de 28 de janeiro, até 4 de fevereiro
  • Matrículas* - Serão feitas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Veja o calendário da UFSM, que divulgou na noite de segunda um edital com informações de matrículas e documentação necessária. Veja o edital completo aqui e o resumo de datas, horários e locais abaixo:
    Campus de Santa Maria e Cachoeira do Sul _ Os candidatos classificados na 1ª chamada para os cursos de graduação nos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul deverão comparecer para confirmação de vaga e matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º e 4 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, conforme o curso, no prédio do Centro de Convenções do campus de Santa Maria, no Bairro Camobi.
    Campus de Palmeira das Missões _ Os candidatos classificados deverão comparecer no dia 1º de fevereiro, também das 9h às 12h e das 14h às 17h
    Campus de Frederico Westphalen _ Candidatos devem comparecer no dia 4 de fevereiro, 9h às 12h e das 14h às 17h, no campus.
    * Mais informações na Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da UFSM pelo telefone (55) 3220-8187, pelo e-mail [email protected] e na página da Confirmação de Vaga no Facebook.

NOVIDADE EM 2019
Nesta edição, os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção. 

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até aquele momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

SEM PERDER A ATENÇÃO
O pró-reitor adjunto de Graduação e responsável institucional do Sisu na UFSM, Jerônimo Tybusch, destaca que o candidato deve prestar atenção aos prazos, pois o período de inscrição é relativamente curto. 

- É a partir da inscrição que os candidatos serão selecionados e classificados para a etapa seguinte, que é a chamada regular. Por isso, é preciso atenção na hora de marcar as opções - reforça Tybusch, lembrando, ainda, que é preciso definir, no momento da escolha, se a concorrência será pelo sistema universal ou por cotas.

Cada modalidade de ingresso exige documentação específica. O termo de adesão da UFSM ao Sisu, além do peso das provas do Enem em cada curso, também traz a relação dos documentos exigidos para cada sistema de ingresso na instituição.

Esse também é um momento de controlar a ansiedade e analisar as opções e chances disponíveis. O coordenador do curso Fleming em Santa Maria, Isimar Hundertmarck, orienta aos candidatos a testarem as opções de cursos, verificando os pontos de corte que são atualizados diariamente, até o final do período de inscrições (sexta-feira).

- Durante quatro dias, é possível modificar sua escolha, sempre avaliando as possibilidades que vão se abrindo. Mas é preciso olhar essas opções com seriedade e responsabilidade - destaca Hundertmarck.

O PESO DA NOTA
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscreve para um curso que tenha peso diferente para determinada prova do Enem de 2018, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. É, então, gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. Com isso, conforme a instituição, um candidato poderá ter notas diferentes em um mesmo curso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nomeado novo presidente do Inep Anterior

Nomeado novo presidente do Inep

UFSM divulga edital do Sisu com mais de 3 mil vagas para 88 cursos de graduação Próximo

UFSM divulga edital do Sisu com mais de 3 mil vagas para 88 cursos de graduação

Educação