distanciamento

Formatura da Fadisma é transmitida online e assistida por mais de 500 pessoas

18.300

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Apenas a direção da instituição e a equipe técnica estiveram presentes no local. Os formandos participaram via webconferência

A conclusão de um curso de graduação sempre é rodeada de expectativas, sonhos e planejamento. Com o início da pandemia da Covid-19, os planos de 34 acadêmicos dos cursos de Direito e de Ciências Contábeis da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) tiveram que ser modificados. Para respeitar os protocolos de distanciamento social, a colação de grau ocorreu, pela primeira vez na instituição, de forma digital, na noite da última sexta-feira. 

Sem aulas presenciais, avaliação de estudantes também vai mudar

O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook, podendo ser acompanhado por amigos e familiares dos formandos a partir de suas residências. Na instituição, apenas a direção e integrantes da equipe técnica.

Para o diretor geral da Fadisma, Eduardo de Assis Brasil Rocha, o momento inédito no país e, apesar de todas as dificuldades, destaca que a instituição seguiu funcionando, incluindo os núcleos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e aulas.

- Esse é o resultado de um trabalho de estruturação do programa de Ensino a Distância, que não começou ontem, pois são três anos de trabalho e investimento - explica.

Curso de Direito teve maior número de inscritos pelo Prouni 2020/2

DISTANCIAMENTO
Para garantir a manutenção das atividades neste período, a instituição investiu em equipamentos e tecnologia. Mas, segundo Rocha, o mais importante foi ter investido em pessoas, "que jamais serão substituídas". 

- Investimos muito na capacitação dos nossos docentes, dos nossos colaboradores, da nossa equipe de educação a distância, que foram fundamentais para que tudo isso fosse possível - destaca o diretor.

Durante a solenidade, tanto o diretor quanto os paraninfos destacaram a necessidade de inovar e reinventar o que, até então, era considerado imutável e inviável, como uma solenidade de colação de grau a distância. Agora, "é o método mais óbvio, eficaz e seguro".

A cerimônia foi acompanhada por mais de 500 pessoas, pelas transmissões feitas pelo YouTube e pelo Facebook.

*Com informações da assessoria de comunicação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jornada Acadêmica Integrada da UFSM será realizada de forma virtual em outubro

Próximo

Evento reúne projetos de alunos do Ensino Médio

Educação