educação básica

Escolas da cidade ficam mais tecnológicas em 2020

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Tiago Coutinho (especial/Diário)

A tecnologia é parte do dia a dia das pessoas já há alguns anos e, por muito tempo, chegou a ser considerada um problema em escolas por causar distração nos alunos. Contudo, o programa Educação Gaúcha Conectada busca transformar os aparelhos eletrônicos e a internet em aliados no processo de desenvolvimento cognitivo e intelectual. Ainda em fevereiro, professores de 23 escolas da rede municipal e de todos os colégios estaduais de Santa Maria participaram do primeiro treinamento presencial.

De acordo com a professora Maritê Moro, que é coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (Ntem), nessa etapa, o Educação Gaúcha Conectada é um projeto piloto em que o Ministério da Educação (MEC) vai avaliar os resultados obtidos. Se tudo der certo, a ideia é implementar o programa em todas as escolas do país.

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- São dois municípios que estão colocando a proposta em prática: Santa Maria e Cachoeira do Sul. Depois deste primeiro encontro, a capacitação dos professores segue via EaD (Ensino a Distância). Mas, pelo menos uma vez por mês, terão treinamentos presenciais durante o ano letivo. Vamos servir de política pública, se der certo, todas as escolas do Brasil vão seguir esse programa - explica Maritê.

O principal objetivo do programa é o desafio de implementação de uso das tecnologias na escola. Para isso, as instituições de ensino vão receber recurso educacional digital, do MEC e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, os colégios também receberão notebooks, espaço maker (uma sala criativa com foco em tecnologias, com equipamentos para experiências) e kits de robótica.

ENSINO ATRATIVO
A professora Medianeira Garcia, que é do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), avalia que o principal objetivo do programa Educação Gaúcha Conectada é aliar as tecnologias de maneira a melhorar o aprendizado. Ela acredita que a partir de uma aprendizagem mais atrativa, reduza evasão escolar, diminui a reprovação, o que diminui a diferença de idade entre os alunos no mesmo ano, e aumenta o interesse dos estudantes pelas matérias.

- Isso é muito importante, porque é difícil lidar com a distorção daquele aluno que fica repetindo e repetindo de ano, chega uma hora que ele já é mais adulto do que os colegas e por vergonha desiste de continuar os estudos. E envolvendo questões que eles gostam na maneira de ensinar, com coisas que eles têm facilidade, como a tecnologia, vai ajudar muito - opina Medianeira.

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