insegurança

Escola é alvo de dois furtos em menos de uma semana em Santa Maria

Matéria atualizada às 19h52min de 16/12/2021

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rafael Menezes (Bei)

Em menos de uma semana, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Darcy Vargas sofreu dois roubos sucessivos. Na madrugada de sábado para domingo foi furtado o único ar-condicionado do local. O aparelho havia sido instalado dois dias antes com uma grade de metal no seu entorno para proteção.

Duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto entra na reta final

Para colocar o ar-condicionado foi necessário trocar a rede elétrica e o poste da escola, serviço realizado na quarta-feira. Porém, nesta quinta-feira, ao chegar na escola, a diretora Márcia Beck se deparou com um novo furto, que levou toda a fiação instalada no dia anterior.

data-filename="retriever" style="width: 50%;"> data-filename="retriever" style="width: 50%;">Fotos: Rafael Menezes (Bei)

A escola atende cerca de 350 crianças e está localizada na Avenida Borges de Medeiros, no bairro Nossa Senhora do Rosário. O sentimento da comunidade escolar diante dos furtos é de tristeza e de preocupação com os próximos meses.

- Nós vamos ter as férias coletivas em janeiro e eu não sei o que fazer. Quando a gente voltar, acho que não vai ter mais escola - lamenta a diretora.

Esta não é a primeira vez que a EMEI Darcy Vargas é alvo de furto. Em outro momento, foram roubadas 17 lâmpadas em um único dia. O local conta com pouco monitoramento, já que as câmeras de segurança externas foram retiradas do poste em que estavam posicionadas, e, até agora, não foram recolocadas. Outro material retirado da via foram os refletores de iluminação, que funcionavam durante a noite.

Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças

- Nós fazemos de tudo para melhorar porque sabemos que a escola é um local agradável e acolhedor para as crianças. Quando a gente consegue arrumar e melhorar, acontecem essas coisas que nos deixam tristes e desanimadas. É uma dor muito grande ver estragarem de um dia para o outro uma conquista que estamos há anos lutando para conseguir - relata Márcia.

A diretora informou que já fez o boletim de ocorrência dos furtos e aguarda a investigação.
* Colaborou Laura Gomes

O QUE DIZ A PREFEITURA
A Secretaria de Educação de Santa Maria informou, nesta quinta-feira, que a empresa que instalou o poste de energia está verificando o que foi danificado e roubado, para restabelecer a eletricidade na escola. A partir disso, será solicitado um aditivo no contrato de material e mão de obra para que seja executado novamente o serviço. A secretaria solicitou para a direção da escola fazer o Boletim de Ocorrência (BO) com relatório fotográfico. O documento será anexado como justificativa na solicitação do aditivo. Ainda conforme a secretaria, a escola é monitorada por câmeras do Ciosp e por uma empresa particular de vigilância, além de contar com sistema de alarme. Também são feitas ações da Ronda Escolar pela Guarda Municipal, mas não é viável um guarda permanente no local, pois outras demandas deixariam de ser cumpridas. Porém, há um muro nos fundos com acesso a um terreno baldio, que facilita o acesso à escola e favorece a fuga de suspeitos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exposição de alunos do Colégio Centenário recria patrimônios de Santa Maria Anterior

Exposição de alunos do Colégio Centenário recria patrimônios de Santa Maria

Próximo

EMEF Santa Flora terá nova quadra de esportes em 2022

Educação