série: educação premiada

Escola Chácara das Flores recebe selo da Unesco por projeto de sustentabilidade

Da redação

Foto: Escola Chácara das Flores (Arquivo Pessoal)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores desenvolve projetos que lhe valeram o selo do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). Entre as ações propostas pela instituição estão a utilização de garrafas PET e pneus para a construção de uma cerca sustentável, ao redor de todo o colégio, o Projeto Jovens Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), além de ações com leitura e escrita, jogos no chão (sapata, jogo da velha, tabuleiros), horta, informática e outras atividades que envolvem toda a comunidade escolar.

Unesco premia projetos de escola do campo em Santa Maria

- Tínhamos, primeiramente, um projeto de leitura e de sustentabilidade, com hortas, iniciado pela diretora anterior, Rejane Frei Dias. Neste ano, com o roubo das telas da escola, fizemos o muro da frente do colégio com pneus e garrafas pet e nos inscrevemos para concorrer à certificação da Unesco. Temos um grupo de professores e funcionários engajados nos projetos. Todo mundo ajuda - afirma a atual diretora da escola, Juliana Cezimbra Conrado.

A coordenadora pedagógica, Eliane Galvão, destaca o engajamento de toda a comunidade, preocupada em criar um ambiente saudável para a educação das crianças.

Projeto de cultura da paz de escola santa-mariense é premiado pela Unesco

- É um trabalho intenso que envolve toda a comunidade. Vejo o selo como um reconhecimento pelo trabalho. Todo o empenho está se refletindo dentro da escola, e há uma relação de cuidado com a instituição. Estamos florescendo em função do cuidado que cada um tem - disse Eliana.

DESAFIO SUPERADO
Fato que valoriza ainda mais a conquista do selo da Unesco pela Escola Chácara das Flores é que o local ficou sem luz por aproximadamente quatro meses (de 19 de fevereiro a 14 de junho), já que o transformador queimou, e o processo de licitação para a compra de um novo foi lento.

Reconhecido pela Unesco, escola de Santa Maria trabalha projeto de inclusão de alunos

- Nosso transformador estragou, e os vizinhos nos ajudaram, pois entendiam que a escola precisava. Mantivemos as aulas todos os dias e seguimos com os projetos. Durante um mês, tivemos um gerador emprestado, mas, no resto do período, trabalhamos sem luz. Foram quatro meses de muita luta para conservar alimentos - conta a diretoria Juliana.

A Chácara das Flores está localizada na zona norte de Santa Maria e conta com 204 alunos, da Educação Infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental.

Programa da Unesco premia oito escolas de Santa Maria

INSTITUIÇÕES PREMIADAS

Rede municipal

  • Altina Teixeira
  • Vicente Farencena
  • Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Chácara das Flores
  • José Paim de Oliveira
  • Pão dos Pobres
  • Intendente Manoel Ribas

Particular 

  • Santa Catarina

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com paralisação de professores, nove escolas não terão aula nesta quinta Anterior

Com paralisação de professores, nove escolas não terão aula nesta quinta

Descubra UFSM terá a presença de outras instituições de Ensino Superior Próximo

Descubra UFSM terá a presença de outras instituições de Ensino Superior

Educação