novembro negro

Debates, palestras, filmes e apresentações marcam o Mês da Consciência Negra

da redação

Fotos: Ronald Mendes 

O mês de novembro é marcado pelo Mês da Consciência Negra e em Santa Maria diversas atividades, ao longo do mês, debatem temas relacionados com história, educação, políticas afirmativas e desigualdade. Desde o começo do mês, atividades - a maioria delas na UFSM - trazem o tema para debates, cineclubes, palestras e apresentações temáticas.  

20 de novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos pioneiros na luta contra a escravidão no país. É por isso que o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado nesta mesma data desde 1971. A criação do dia para lembrar a luta dos povos negros foi do Grupo Palmares e contou com a participação do poeta Oliveira Silveira, pesquisador de Rosário do Sul e que lutava contra o racismo. Passados 47 anos da criação da data, o debate sobre negros continua e ocupa espaços de educação. 

Ataques racistas nas maiores instituições de Ensino Superior de Santa Maria expõe o preconceito e a dor

Na UFSM, a doutora em Educação e colunista do Diário, Maria Rita Py Dutra, é a patronesse das atividades e foi homenageada desde a abertura das atividades que começaram no dia 1º. Os eventos do Mês da Consciência Negra continuam ao longo do mês de novembro, veja, abaixo, a programação. Dentro do cronograma está a segunda edição do Nei Day, na quinta-feira. O evento reúne apresentações culturais e exibição do filme Pobre Preto Puto, em homenagem a Nei D'Ogum, ativista santa-mariense, que morreu em agosto do ano passado. 

IMPRENSA NEGRA 
O Grupo de Estudos sobre o pós-Abolição (Gepa), vinculado ao curso de História da UFSM, lança, nesta quarta-feira, uma campanha de preservação de jornais da Imprensa Negra de Santa Maria. Algumas edições de jornais como O Rebate, O Succo, a Voz do Treze e O Tigre já foram localizadas pelo grupo que pede que, quem tem uma edição de um destes periódicos entre em contato com o grupo. O material pode ser doado ou emprestado para o feitio de cópias, explica Taiane Anhanha Lima, integrante do grupo. Quem quiser colaborar, pode levar o material no Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (Appel, 300), ou na secretaria do curso de História da UFSM (prédio 74 A no campus, em Camobi). Também é possível entrar em contato pela fanpage no Facebook. 

VÍDEO: 'Meu nome estava na parede e nela dizia que ali não era o meu lugar', desabafa aluno que foi alvo de ataque racista na UFSM

- Existiram vários jornais negros em Santa Maria no começo do século XX, eles estão perdidos, não são como jornais tradicionais em uma base ou um arquivo. Nossa busca é encontrar esses jornais que pode estar na casa de alguém e a partir daí escrever sobre a trajetória das pessoas negras. Já foram publicados estudos e a partir desses jornais a gente pode entender várias questões sobre as pessoas negras em Santa Maria - explica Taiane. 

14 de novembro (quarta)
Na UFSM (Prédio 74 A, CCSH)

  • 10h - Lançamento da Campanha de Preservação dos Jornais da Imprensa Negra de Santa Maria
  • 14h - Exibição do filme Pobre Preto Puto, da Pé de Coelho Filmes 
  • 14h - Painel de Trabalhos do Grupo de Estudos sobre o Pós-Abolição (GEPA) do curso de História da UFSM 

15 de novembro (quinta-feira)
Na Praça dos Bombeiros

  • 17h - 2º NeiDay 
    Atividades artísticas e culturais em homenagem a Nei D'Ogum. Participação de Flavinha Manda Rima, Coletivo Negressência, Encruzilhada dos saberes, Som de Preto e Baile Charme, além da venda de produtos
  • 22h - Exibição do filme Pobre Preto Puto - PPP (Pé de Coelho Filmes)

19 de novembro
Na UFSM

  • 14h30min às 18h - Exposição fotográfica no Centro de Artes e Letras  - "Negros e Negras na Cultura, na Ciência e nos Movimentos Sociais", com fotografias de Dartanhan Baldez Figueiredo e curadoria do Ará Dudu. Mesa: Baiana - Lucia Severo "Realidades e cotidiano da mulher negra"; Isadora Bispo "Cosmo visão africana e autogestão"; Marta Nunes "Ciência e Educação para as relações étnico-raciais".
  • 19h - Conferência: Africanidades e Narrativas -  com Elizeu Clementino de Souza (UNEB) e mediação de Maria Rita Py Dutra. No Audimax (prédio 16, Centro de Educação). Inscrições pelo link ou no local. 

No Zeppelin 

20h - Sina Poética - Orgulho Negro - Na segunda edição da Sina Poética, da Rede Sina, o tema será o Orgulho Negro. Quem quiser participar pode levar poesias sobre o tema. O palco é aberto para quem quiser recitar, cantar e performar de acordo com o tema. 

20 de novembro 

Na UFSM

9h - Defesa da tese de doutorado de João Heitor Silva Macedo, historiador e militante do Movimento Negro. Narro para narrar ao outro a influência africana sobre a Lei 10.639: cultura, educação e ensino de história. No prédio 67

Na Câmara de Vereadores 

  • 15h às 17h - Associação Ará Dudu vai ocupar a Tribuna Livre. Depois, sessão solene da Comenta Luiza Mahin para Angela Souza, Mestre Militar e Babalorixá Cleocir de Oxum Docô  Sessão Solene

Na Praça Saldanha Marinho

  • 16h - Marcha contra o genocídio do povo negro. A programação será divulgada em evento no Facebook 

22 de novembro
Na UFSM

  • 10h às 21h - Sarau cultural - A Coisa Tá Preta - organizado pelo curso de Terapia Ocupacional, ao longo do dia serão diversas atividades: oficina, músicas, brechó e venda de lanches
  • 19h - Cineclube Boca - O grande tambor: das charqueadas ao carnaval (124 minutos). Após a exibição do filme, estão previstas conversas sobre temas relacionados. No auditório do prédio 67. 

23 de novembro
Na UFSM

  • 16h - Palestra - Palestra com Sherol dos Santos, Profª Doutoranda em História (UFRGS) e Atinuké. No prédio 74 A, CCSH. Atividade organizada pelo Gepa.
  • 18h -Palestra - "Angola Após o Colonialismo". Palestra: Menezes Fonseca Sete - Estudante angolano do curso Tecnólogo em Redes de Computadores. No auditório do Colégio Industrial de Santa Maria (Ctism). Atividade faz parte do  IX Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-brasileiras. Inscrições pelo link. 

24 de novembro
Na UFSM

  • 09h - Palestra - "Negros e Negras nas Ciências: Contextualização". Palestrante: Marta Nunes; Atividade faz parte do IX Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-brasileiras. Inscrições pelo link. 
  • 10h15min - Apresentação de trabalhos de pesquisas dos estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados do CTISM com sobre negros e negras nas Ciências. Atividade faz parte do IX Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-brasileiras. Inscrições pelo link. 
  • 14h - Roda de Conversa - Ocupações e racismo institucional. No prédio 17, no campus

25 de novembro
Na Sede Campestre da Assufsm

  • 12h - Tradicional Feijoada e oficinas sobre a cultura negra 

26 de novembro 
Na câmara de vereadores de Santa Maria

  • 19h - Audiência pública para discutir a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial 

29 de novembro
Na UFSM

  • 19h - Cineclube Boca - Nas margens do riso: quilombos de alegria e luta. Após a exibição do filme, estão previstas conversas sobre temas relacionados. No auditório do prédio 67. 

27 de novembro
No hall da antiga reitoria da UFSM

  • 14h - Mulheres negras na política

30 de novembro 
No Teatro Caixa Preta (anexo ao prédio 40, no campus da UFSM)

20h -  Apresentação artística - Irmandade Negra . Para sinopse e outras informações, clique aqui 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gabarito do Enem será divulgado hoje Anterior

Gabarito do Enem será divulgado hoje

Anulada questão de matemática do Enem Próximo

Anulada questão de matemática do Enem

Educação