ensino superior

DCE apresenta nesta sexta plano que sugere a suspensão das aulas remotas na UFSM

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai apresentar, nesta sexta-feira, durante a reunião da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), um Plano Emergencial para os estudantes de graduação da instituição. No documento, divulgado nas redes sociais do diretório, eles pedem, entre outras questões, a suspensão imediata do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede). O Rede é o sistema de aulas remotas instituído pela universidade desde que as aulas presenciais foram canceladas em função da pandemia do novo coronavírus. Segundo o DCE, a decisão pela implementação das aulas do Rede foi unilateral, não havendo diálogo com a comunidade acadêmica.

- As instruções normativas que a UFSM publicou e os posicionamentos da instituição nos trazem muitas incertezas. Não há uma garantia de que vamos conseguir recuperar esses conteúdos que estão sendo postos agora nesse período de quarentena. Também queremos melhores condições para os alunos que dependem da assistência estudantil - explica a coordenadora do diretório, Isabelle Rossatto Cesa.

VÍDEO: 416 alunos seguem morando na Casa do Estudante da UFSM

Entre os argumentos do DCE para a suspensão das aulas online, está a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta que uma em cada quatro pessoas não possui acesso à internet no Brasil, o que representa cerca de 46 milhões de brasileiros e brasileiras sem conexão à rede. Um abaixo-assinado impulsionado pelo diretório contou com a assinatura de mais de 5 mil estudantes que estão descontentes ou não estão de acordo com o regime de estudos. 

O documento de sete páginas também sugere, além de mudanças nas atividades acadêmicas, a garantia de recuperação dos estágios presenciais, melhorias na assistência estudantil e acompanhamento da situação dos estudantes intercambistas. O documento completo está disponível aqui

A reunião do CEPE acontece nesta sexta-feira, às 8h30min, e pode ser acompanhada pelo site

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escolas estaduais distribuem material impresso para alunos sem acesso à plataforma

Próximo

Fadisma tem inscrições abertas para três cursos no segundo semestre

Educação