Primeiro dia

Começam as aulas no campus da UFSM em Cachoeira do Sul

Gabriela Perufo

O campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Cachoeira do Sul, começou a funcionar. Esta segunda-feira foi o primeiro dia de aula para mais de 150 alunos que iniciam as primeiras turmas de cinco cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, e Engenharia de Transporte e Logística.

Os alunos foram recebidos no prédio do antigo Colégio Imaculada Conceição, na Avenida Presidente Vargas, no centro de Cachoeira. O espaço será utilizado pela instituição até que os primeiros blocos do campus fiquem prontos. O vice-diretor do centro, Hilton Grüdling, explica que, em agosto ou em setembro, deve sair a licitação para o início das obras. Apenas neste ano, devem ser investidos cerca de R$10 milhões na construção de salas de aulas e laboratórios.

Uma casa, perto do prédio onde acontecem as aulas, foi alugada pela prefeitura do município para funcionar como casa do estudante. A partir da próxima semana, pelo menos 17 alunos poderão se mudar. Caso a demanda seja maior, há a possibilidade de receber ajuda de custo pelo Programa de Auxílio à Moradia. Enquanto não há um Restaurante Universitário, as refeições serão em um refeitório, também provisório.
_ Os alunos que se declararam economicamente vulneráveis estão hospedados em hotéis e serão encaminhados para a moradia ainda na próxima semana. O refeitório também vai funcionar provisoriamente. No primeiro dia, demos orientações aos alunos. Pedimos que eles fiquem tranquilos, pois temos recursos, professores e funcionários para começar muito bem _ explica o vice-diretor.

Grüdling explica que ainda há vagas sobrando nos cursos de graduação e que, nos próximos dias, deve ser publicado um edital para nova seleção.

No futuro, o campus funcionará no Passo da Ferreira, em uma área de 84 hectares. Quatro blocos para salas de aula, biblioteca, sala de professores e administrativo devem ser os primeiros a ficar prontos, assim como dois blocos para casa do estudante (com 60 vagas cada bloco). No futuro, mais prédios devem ser construídos e cinco novos cursos devem ser criados no campus.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Eleições para a coordenação do Sinprosm serão de 2 a 4 de setembro

Próximo

UFSM inaugura transporte gratuito para comunidade acadêmica

Educação