educação

Colégio Militar comemora 25 anos em Santa Maria

Da redação

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Ontem, os alunos participaram das provas de esgrima e xadrez. Jogos integram comemorações

Ao longo desta semana, diversas atividades foram realizadas para marcar os 25 anos de criação do Colégio Militar de Santa Maria. E hoje, data de aniversário da instituição, uma solenidade vai comemorar o Jubileu de Prata e homenagear personalidades que fizeram parte de sua história.

Um dos eventos que mais movimenta os alunos é a Taça Alvorada. A olimpíada interna será concluída hoje, com as provas de futsal (masculino e feminino), handebol (feminino), basquete (feminino), futebol (masculino) e o pentatlo. A premiação e o encerramento das competições ocorrerão às 10h30min, no colégio.

Além das aulas tradicionais, um detalhe no método faz com que o Colégio Militar de Santa Maria seja diferenciado. Ele segue valores, costumes e tradições do Exército. A instituição conta com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além de oferecer aulas preparatórias para ingresso nas escolas militares.

Atualmente, conta com cerca de 860 alunos e um corpo docente de 86 professores, entre civis e militares.

HISTÓRIA
O Colégio Militar de Santa Maria começou a funcionar no dia 22 de março de 1994, de forma provisória. Os primeiros alunos foram acolhidos em um pavilhão do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, no Bairro Juscelino Kubitscheck, enquanto as instalações principais do colégio estavam sendo construídas. As aulas também eram realizadas em dois vagões de trem cedidos por meio de um convênio com a Rede Ferroviária Federal.

Teste mostra que é possível entrar em escolas de Santa Maria sem ser barrado

As atuais instalações do Colégio Militar de Santa Maria foram concluídas em 1998 e contam com salas de aula, salas de idiomas, laboratórios, auditórios, ginásio esportivo, pista de atletismo, tendo hoje tudo o que há de mais moderno em termos de instalações e tecnologia, destinadas à educação.

A INICIATIVA
A ideia de instalar um Colégio Militar em Santa Maria era um desejo antigo da comunidade santa-mariense, que foi formalizada em um artigo do então tenente farmacêutico Luiz Prates Carrion, publicado em 1957. No texto, ele apresentava os motivos pelos quais o Exército Brasileiro deveria criar um colégio em Santa Maria.

O projeto virou realidade no ano de 1994. Seu primeiro diretor e responsável pela implementação do processo foi o coronel Frederico Guido Bieri. Seu atual comandante e diretor de ensino é o coronel Gerson Vargas Ávila.

Em 1998, o atual prédio do Colégio Militar foi inaugurado para abrigar os alunos, que são dependentes de militares e também de civis.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escolas Após teste feito pelo Diário, ações preventivas serão reforçadas nas escolas de Santa Maria Anterior

Escolas Após teste feito pelo Diário, ações preventivas serão reforçadas nas escolas de Santa Maria

Teste mostra que é possível entrar em escolas de Santa Maria sem ser barrado Próximo

Teste mostra que é possível entrar em escolas de Santa Maria sem ser barrado

Educação