educação

Calendário escolar de 2018 ainda não terminou para cerca de 9,1 mil alunos em Santa Maria

Carmen Staggemeier xavier

Foto: Janio Seeger (Diário)

Era para ser período de férias, mas cerca de 9,1 mil estudantes de Santa Maria seguem em aula. Isso porque o ano letivo de 2018 ainda não foi concluído em 12 das 40 escolas da rede estadual na cidade. A situação ainda é reflexo da greve de professores de 94 dias ocorrida em 2017.

Duas instituições de ensino encerram hoje as atividades: Margarida Lopes e Gomes Carneiro. Amanhã, o calendário termina para outras três escolas (confira abaixo).

No Colégio Estadual Manoel Ribas, o Maneco, o período é de conferência de notas e de tirar dúvidas com os professores. As atividades seguem até a próxima quarta-feira, dia 16. Ontem, muitos alunos foram até a instituição de ensino para verificar sua situação.

MEC abre sindicância para apurar mudanças em edital de livros didáticos

A diretora do Maneco, Rosangela Maria de Freitas, explica que o ano letivo começou em abril e, por isso, ainda não foi concluído.

- As atividades, aqui na escola, começaram somente em abril. Isso reflete na conclusão do ano letivo, pois todos os dias previstos precisam ser executados - explica.

Os alunos da Escola Maria Rocha terão ainda mais tempo em sala de aula. As atividades prosseguem até o dia 31 deste mês, segundo informou a vice-diretora Silvane de Oliveira.

SEM FOLGA
Enquanto amigos e famílias aproveitam o período de calor e de férias, professores e alunos encaram livros e cadernos. Para a aluna Brunna da Silva Bernhardt, 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, a pressão dos professores é válida, mas, neste caso, o resultado não beneficiou nenhum dos lados.

- Acredito que devemos lutar por nossos direitos, sim, mas de maneira que não afete outras pessoas. Foi uma luta para ajudar um lado, mas que acabou prejudicando os dois (professores e alunos). Ficamos mais de 90 dias de greve, e nada melhorou. Me sinto exausta e sem tempo. Enquanto poderia estar aproveitando as férias junto da minha família e amigos, estou estudando para várias avaliações. Além do mais, nesta época, o calor é muito forte, nos deixa ainda mais cansados e sem ânimo para estudar - avalia.

Piso salarial do magistério é reajustado

ATIVIDADES EM 2019
Com o calendário do ano passado estendido, vai sobrar pouco tempo para descansar. Isso porque as atividades letivas de 2019, na rede estadual, terão início no dia 20 de fevereiro.

As matrículas podem ser feitas até o dia 18 de janeiro, diretamente nas escolas. Quem solicitou transferência ou perdeu outros prazos, poderá fazer a matrícula a partir do dia 28 de janeiro.

AS ESCOLAS COM ALMAS

Até hoje

  • Margarida Lopes
  • Gomes Carneiro

Até amanhã 

  • Edson Figueiredo
  • Irmão José Otão
  • Olavo Bilac

Até 15/01 

  • Padre Caetano

Até 16/01 

  • Cilon Rosa
  • Manoel Ribas

Até 18/01 

  • Cícero Barreto

Até 19/01

  • Edna May Cardoso

Até 21/01 

  • Dom Antônio Reis

Até 31/01 

  • Maria Rocha

Fonte: 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM divulga lista dos aprovados em processo indígena Anterior

UFSM divulga lista dos aprovados em processo indígena

MEC abre sindicância para apurar mudanças em edital de livros didáticos Próximo

MEC abre sindicância para apurar mudanças em edital de livros didáticos

Educação