educação

Aulas nas escolas são suspensas por causa do coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, que as atividades na rede estadual de ensino estarão suspensas a partir de quinta-feira. Em Santa Maria, a prefeitura anunciou a suspensão das aulas nas escolas municipais por 15 dias a partir de quarta-feira. O Colégio Militar de Santa Maria suspendeu as aulas por 15 dias. 

EM SANTA MARIA
Referente aos eventos que tenham participação direta da prefeitura, a partir desta segunda-feira, ficam todos suspensos também por 15 dias. A medida é válida também para encontros de grupos de terceira idade e de gestantes que são realizados nos equipamentos municipais, como Centro de Atividades Múltiplas José Garibaldi Pogetti, Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Com isso, a recomendação para idosos e pessoas imunodeprimidas é de que fiquem em casa. Já os eventos de terceiros serão avaliados individualmente, tendo o respaldo de profissionais da saúde.

O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Simprosm) mantém a paralisação de Greve Geral prevista para a próxima quarta-feira conforme decidido em assembleia na última semana. Entretanto, as atividades públicas previstas para esta dia foram suspensas. A orientação do sindicato é de que a mobilização aconteça por meio de redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens.

NO ESTADO
O governador informou, ainda, que na terça e quarta-feira as escolas estaduais estarão passando as informações sobre a doença para os alunos e informarão sobre a suspensão. Leite também recomendou que a rede privada do Estado suspenda as aulas.

Leia todas as notícias sobre o coronavírus

- Nós vamos ver um aumento dos casos de coronavírus nos próximos dias, mas o importante é que mantenhamos esse número dentro da capacidade do atendimento da nossa rede de saúde. E, para que não haja uma disseminação em massa, estamos passando a essa nova etapa de suspensões - afirma o governador. 

Além disso, o governo no Estado pede que sejam suspensos todos os eventos com mais de 100 pessoas. Quanto aos servidores, Leite está liberando os funcionários estaduais com mais de 60 anos, com doenças crônicas e mulheres grávidas para fazerem trabalho domiciliar.

ESCOLAS PARTICULARES
Já as escolas particulares têm assumido diferentes posturas. O Colégio Marista Santa Maria e o Marista Santa Marta publicaram nota aos pais e discentes, onde informam sobre a suspensão das atividades letivas por 14 dias. A Escola Medianeira decidiu tornar facultativas as aulas nesta terça e quarta-feira, para que pais e responsáveis possam se organizar. A partir de quinta, as aulas estarão suspensas, por período indeterminado.O Colégio Riachuelo suspendeu as aulas a partir de terça-feira, as atividades serão retomadas no dia 30 de março. 

O Colégio e o Berçário Nossa Senhora de Fátima anunciou que nesta terça e quarta-feira as atividades serão flexíveis e que, a partir de quinta-feira, as aulas estão suspensas até 6 de abril. O Colégio Franciscano Sant'Anna vai suspender as aulas a partir de quinta-feira até o dia 2 de abril. O Colégio Metodista Centenário suspendeu as aulas até o dia 28 de março. Depois disso, irão reavaliar a situação. A pré-escola Doritos também suspendeu as aulas até o fim do mês.

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpe/RS), em nota, orientou as escolas a suspender as aulas a partir de quinta-feira até o dia 2 de abril. O sindicato afirmou que nesta semana vai definir como fica a recuperação de aulas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Coronavírus altera prazo de entrega de documentos do Prouni

Próximo

UFSM e outras universidades suspendem aulas por causa do coronavírus

Educação