educação

Aula inaugural marca início do curso de língua guarani na UFSM

Da redação

Foto: Charles Guerra (Diário)

Cerca de 30 alunos participaram, ontem, da primeira aula do Curso Básico de Língua Guarani, desenvolvido pelo Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Até o final deste ano, serão desenvolvidas 30 horas de atividades.

Começa prazo para renovar contratos do Fies

O objetivo do curso, que está na primeira turma, é proporcionar o conhecimento e a interação com a língua e a cultura guarani, além de desenvolver aspectos da oralidade e da escrita da língua. O curso de Língua Guarani será ministrado pelo professor indígena Jonata Benites.

A aula inaugural, realizada ontem, contou com a palestra "Nhande Reko - Modo de Ser Guarani", com os professores Jonata Benites e Rodrigo Mariano. O encontro também teve apresentação do Coral Guarani e exposição de produtos e de artesanato dessa cultura indígena.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas, Rosane Melo, a iniciativa do curso é resgatar a linguagem guarani e a cultura do povo.

- Esse é um curso básico, intensivo, voltado a toda a comunidade. A procura foi grande, e essa primeira turma conta até com uma lista de suplentes - explica Rosane.

Matrículas e transferências nas escolas estaduais começam nesta segunda-feira

Os encontros estão previstos para ocorrer até o final deste semestre letivo, na UFSM.

CULTURA CAINGANGUE

O Núcleo também promoverá o Curso Básico de Língua Caingangue. Neste caso, as turmas são exclusivas para alunos da UFSM de origem indígena, das tribos caingangues.

A aula inaugural será realizada amanhã. O objetivo desse curso é proporcionar aos acadêmicos indígenas conhecer e interagir com aspectos do idioma originário da etnia, buscando fortalecer a cultura caingangue, a oralidade e a escrita da língua materna. O curso também terá 30 horas e será ministrado pelo professor indígena da UFSM Natanael Claudino.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IBGE Educa traz dados, infográficos e explicações que ajudam em argumentos na redação do Enem Anterior

IBGE Educa traz dados, infográficos e explicações que ajudam em argumentos na redação do Enem

Site reúne questões e dicas para provas do Enem com base em dados do IBGE Próximo

Site reúne questões e dicas para provas do Enem com base em dados do IBGE

Educação