data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Com a participação de mais de 1,7 mil votantes na plataforma de coleta de dados online, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou as prioridades para as ações de extensão desenvolvidas pela UFSM nos quatro campi da instituição. Em Santa Maria, o destaque apontado pela comunidade foi para programas e projetos voltados à área de Educação - com 207 votos dos 663 registrados no campus. Além dessa prioridade, as áreas de Saúde (27,60%) e Cultura (21,42%), no segundo e terceiro lugar, respectivamente, também foram apontadas, pela comunidade regional, como eixos importantes para as ações desenvolvidas na sociedade.
MEC divulga data do resultado do Enem
As demandas apresentadas pelos votantes e os resultados do Fórum Regional realizado no mês de novembro serão utilizados para o direcionamento dos recursos financeiros repassados pelo Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex). Na última edição presencial do Fórum, em novembro, a região havia apontado a necessidade de mais ações voltadas aos estudos de Línguas e Artes, e à formação continuada de professores, além de possíveis parcerias com os cursos de tecnologias para o desenvolvimento de ações extensionistas no Tecnoparque de Santa Maria.
VÍDEO: sem decisão do Legislativo, professores permanecem em greve
Após a publicação dos dados, os projetos e programas extensionistas que estão alinhados a essas demandas são considerados prioritários para receber o financiamento da universidade. A expectativa é que o resultado dos projetos contemplados com os recursos seja divulgado em março de 2020, após o processo seletivo interno realizado pelos centros de ensino da UFSM.
AGENDA 2030
Com o início da nova década e a 10 anos do prazo da Agenda 2030 - que propõe 17 objetivos para que os países promovam um desenvolvimento científico, econômico e social sustentável -, a Pró-Reitoria de Extensão projeta novidades para o Fórum Permanente de Extensão. A nova plataforma de coleta de dados permitirá que o usuário eleja em qual dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a UFSM deve concentrar os seus recursos. A proposta é se alinhar à organização mundial de sustentabilidade.
RESULTADO
Confira os dados coletados por meio do Fórum Regional de Extensão:
Votação de Santa Maria
- Educação - 207
- Saúde - 183
- Cultura - 142
- Meio Ambiente - 112
- Direitos Humanos e Justiça - 90
- Tecnologia e Produção - 53
- Comunicação - 45
- Trabalho - 38
Votação geral (de todos os campi da UFSM)
- Saúde - 495
- Meio Ambiente - 446
- Educação - 320
- Cultura - 183
- Tecnologia e Produção - 150
- Direitos Humanos e Justiça - 117
- Comunicação - 97
- Trabalho - 90
*Com informações da PRE/UFSM