mudança nas regras

Após proibição de venda de bebida alcoólica na UFSM, formandos procuram locais para festas

Gilson Alves e Michelli Taborda

Foto: Reprodução (Instagram/Sandro e Cícero)
Última edição do Galope da Veterinária foi realizada no Hotel Fazenda Pampas, na semana passada, e contou com o show da dupla Sandro e Cícero

As tradicionais festas dos formandos realizadas no Centro de Eventos da UFSM foram diretamente afetadas pela proibição da venda e distribuição de bebidas alcoólicas, medida aprovada na manhã desta sexta-feira durante votação no Conselho Universitário da instituição com placar de 37 votos favoráveis à mudança e 9 contrários.

Tradicionais celebrações que reuniam não só estudantes da instituição, mas pessoas de fora da universidade não devem mais ser realizadas no local por decisão de seus organizadores. Como o edital para selecionar as festas que seriam realizadas no CE não foi divulgado neste semestre, algumas turmas da universidade já começaram a organizar as festividades em outros locais.

- No CE, o acesso era mais fácil porque tem ônibus e já era mais conhecido. Mas a gente não queria deixar de fazer as festas, que são tão tradicionais, e, por isso, pensamos em como poderíamos fazer a festa, nos mesmos moldes do CE, mas fora dele. Entendemos que a decisão da universidade em proibir as bebidas é correta, porque é o nome da UFSM que está lá. Ficamos bastante surpresos com a quantidade de gente que compareceu à festa e acreditamos que outras turmas vão poder fazer parcerias com locais privados também - comentou Luiza Muller Eisenhardt, 19 anos, uma das organizadoras da festa "Galope", do curso de Medicina, que realizou o último evento no Hotel Fazenda Pampas.

Funcionários intoxicados em prédio da UFSM têm alta do hospital

No entanto, alguns alunos lamentam o resultado da votação e afirmam que o prejuízo será grande.

- Isso vai nos prejudicar bastante, porque o dinheiro que arrecadamos com a realização das festas é a maior fonte de renda para custear a nossa formatura. Teremos que criar outras formas para juntar dinheiro. Não temos mais como fazer festas se não pudermos vender bebidas. Fico frustrada, porque o lucro que temos é com a venda das bebidas - disse Bárbara Menna Barreto, estudante de Zootecnia, organizadora de festas como "Pega Cria" e "Carneiraço".

Vale referir que a proibição não está restrita apenas a festas promovidas pelos estudantes dentro da universidade, mas engloba também qualquer evento de fora que utilizar os espaços da UFSM. É o caso, por exemplo, do Juvenart, Concurso Estadual de Danças Tradicionalistas.

- A nossa relação com a UFSM, evidentemente, busca acompanhar e atender toda a demanda e toda a regulamentação que a instituição regula. Havendo o impedimento da venda de bebidas, o Juvenart acompanhará. Nos sentimos muito à vontade em seguir as normas definidas pelo Conselho da UFSM. Estão absolutamente de acordo - explica Arion Pilla, coordenador do Juvenart.

A NOVA NORMA

  • Proíbe a comercialização e/ou distribuição de bebida alcoólica, de qualquer natureza ou sob qualquer justificativa, dentro dos campi da UFSM, bem como em quaisquer dos imóveis sob sua administração  
  • A proibição se aplica inclusive à modalidade de venda de ingressos com direito ao consumo de bebida alcoólica
  • É igualmente proibida a distribuição de bebidas alcoólicas na UFSM na modalidade indireta ou gratuita
  • As normas e regulamentos acerca da utilização, cessão e permissão de uso de espaços físicos da UFSM deverão ser interpretados em consonância com a resolução
  • A proibição aplica-se a todos os membros da comunidade universitária e estende-se também aos indivíduos sem vínculo com a instituição

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Matrículas e transferências nas escolas estaduais começam nesta segunda-feira Anterior

Matrículas e transferências nas escolas estaduais começam nesta segunda-feira

Equipe da UFN vence etapa regional do desafio tecnológico da Nasa Próximo

Equipe da UFN vence etapa regional do desafio tecnológico da Nasa

Educação