ensino superior

Após decisão da Justiça, UFSM deve divulgar hoje a lista do Sisu

Carmen Staggemeier Xavier e Joyce Noronha

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Janio Seeger (Arquivo Diário)

São momentos de apreensão, ansiedade e expectativa para milhões de estudantes que tentam uma vaga nas instituições de Ensino Superior públicas. Nesta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e autorizou a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve divulgar nesta quarta-feira a relação dos aprovados na chamada regular para ingresso no primeiro semestre deste ano. São 3.361 vagas para os quatro campi da instituição.

STJ autoriza liberação de resultado do Sisu e inscrições no Prouni

Candidata a uma das vagas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Letícia de Bairros Girardi, 18 anos, explica que toda essa situação envolvendo as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o cronograma do Sisu deixaram ela ainda mais nervosa.

- O Enem, por si só, já foi uma prova que gerou mais ansiedade durante todo meu terceiro ano do Ensino Médio, em 2019. Quando o resultado saiu, tive um certo alívio. Mas começaram a suspeitar de erros na correção na prova, e a ansiedade piorou. Além de terem aumentado o número de dias de inscrições para o Sisu em relação ao previsto, não saber, ao certo, quando teremos o resultado complica ainda mais. Todos os dias desta semana foram uma pilha de nervos - desabafou Letícia.

Na UFSM, mulheres são responsáveis por maior parte da produção dos artigos científicos

A ansiedade também tomou conta da candidata Maria Eduarda Chelotti, 18 anos, que tenta uma vaga no curso de Farmácia da UFSM. A jovem conta que passou os últimos dias "dando F5" nos sites do Ministério da Educação (MEC), da Universidade Federal de Santa Maria e do próprio Sisu, em busca de informações mais atualizadas possíveis sobre a situação de todo o processo seletivo.

- É tudo muito desgastante, a preparação para o Enem, os dias de prova e, agora, essa falta de informação ou os desencontros. Eu estava sempre nos sites tentando ver alguma novidade. Acho que vai dar tudo certo, agora que afirmaram que o resultado vai sair - conta Maria Eduarda, que mora em Faxinal do Soturno.

A candidata ao curso de Farmácia diz que nem colocou curso de segunda opção, pois leu na internet que teria um erro ocorrendo e que "preencher esse campo poderia tirar a vaga de outro candidato". Ainda assim, ela está confiante com a escolha, por que na última atualização que viu na lista do curso, ela estava em 18º lugar, com 25 vagas ofertadas na graduação.

PROUNI
Com base nos problemas envolvendo o Enem e o Sisu, o Ministério da Educação (MEC) também suspendeu o início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O período de adesão começaria nesta terça-feira. O ministério ainda não estipulou nova data. 

O Prouni oferta bolsas de estudo em instituições particulares de Ensino Superior. Mas, assim como o Sisu, utiliza notas do Enem. Segundo o MEC, por enquanto, os estudantes podem consultar informações sobre as cercas de 251 mil bolsas que devem ser ofertadas para este primeiro semestre letivo. A relação de vagas e as instituições participantes do ProUni estão disponíveis no site do programa.

Podem se candidatar estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública. Além disso, o candidato deve ter participado do último Enem e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas; não pode ter tirado zero na redação e não deve possuir diploma de curso superior.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aprovados na UFSM pelo Sisu devem ser conhecidos hoje

Próximo

STJ autoriza liberação de resultado do Sisu e inscrições no Prouni

Educação