educação

Antiga Reitoria da UFSM vai reunir 10 projetos de extensão

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)
A AVTSM é um dos projetos conquistou espaço entre as iniciativas e vai oferecer formação na área da segurança

Como parte do projeto de revitalização do prédio da antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Rua Floriano Peixoto, está previsto um espaço para ações de extensão universitária. Este ano, foram selecionadas 10 ações que desenvolverão as atividades assim que as aulas presenciais retornarem na instituição.

Conforme a coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), Jaciele Sell, os projetos escolhidos já têm história constituída na UFSM e, ao estarem no centro da cidade. poderão atender pessoas de todas as áreas:

- Todas as atividades desenvolvidas são de extrema importância e estratégicas para a universidade ao oferecerem serviços, oficinas e aulas para a comunidade. Ao estarem reunidos em um mesmo espaço, vão facilitar o acesso para as pessoas de vulnerabilidade social ou de periferia, que têm dificuldade de deslocamento até o campus da instituição - comenta Jaciele.

8ª CRE abre cadastro emergencial com vagas de professores e agentes educacionais

Entre os selecionados estão projetos de música, escolinha de artes, acolhimento a imigrantes, cursos pré-Enem, entre outros (confira no quadro). Segundo a coordenadora, as atividades irão muito além e vão trazer aspectos da ressocialização às pessoas que passaram pelo período de isolamento.

SERVIÇO
Um dos grupos que já estão instalados na antiga Reitoria é a Associação dos Familiares de Vítimas e de Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), que presta a assessoria de formação ligada à segurança e prevenção. De acordo com o presidente da associação, Flávio Silva, 60 anos, o grupo composto por 239 famílias terá mais espaço para atuar.

- Teremos mais liberdade para guardar os materiais que arrecadamos por meio de nossos trabalhos sociais. Depois que fomos selecionados no edital, ficamos mais tranquilos quanto à continuidade do projeto - comemora Silva.

Alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto

REFORMA
O processo para criação do estudo de revitalização do prédio da antiga Reitoria teve início em dezembro de 2019 e é gerenciado pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e pelo laboratório Grin, no Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura, localizado no campus de Cachoeira do Sul. A obra visa melhorar as instalações antigas, corrigir problemas estruturais e torná-la mais segura e mais confortável para os usuários.

OS SELECIONADOS

  • Assessoria a Imigrantes e Refugiados (Migraidh/CSVM)
  • Assessoria de formação associada à segurança e aos controles internos para a Associação dos Familiares de Vítimas e de Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria
  • Curso de Extensão em Música da UFSM - Fase III
  • Desenvolvimento de Ações em Saúde Mental no Espaço Nise da Silveira & Associação de Familiares, Amigos e Bipolares (Afab)
  • Esperançando
  • Práxis - Coletivo de Educação Popular
  • Pré-Universitário Popular Alternativa
  • Programa Orquestrando Arte - Incubadora Sociocultural
  • Projeto Pilão
  • UFSM nas Ruas: mais portas, menos muros para catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sinprosm definirá rumos da greve ambiental na segunda-feira Anterior

Sinprosm definirá rumos da greve ambiental na segunda-feira

8ª CRE abre cadastro emergencial com vagas de professores e agentes educacionais Próximo

8ª CRE abre cadastro emergencial com vagas de professores e agentes educacionais

Educação