santa maria

Alunos tiram 1º lugar em feira de ciências com slime sem produto tóxico

Carmem Staggmeier

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Projetos foram idealizados por alunos do 1º ao 9º ano da Escola Perpétuo Socorro e priorizaram a ciência e a autossustentabilidade. Pesquisas despertaram a curiosidade

Não faltou criatividade para os alunos da Escola de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro. A 1ª Feira Escolar de Ciência, Tecnologia e Autossustentabilidade, realizada no sábado, apresentou trabalhos, projetos e iniciativas com foco na autossustentabilidade, tema do evento.

O 1º lugar das séries iniciais ficou com o projeto Brincando com slime: uma opção atóxica, dos alunos da turma 12, sob orientação da professora Juliana Piccinini. A proposta ensinava a fazer um slime orgânico, sem utilização de bórax (borato de sódio) como matéria-prima.

Nas séries finais, o vencedor foi Reaproveitamento de comida, das alunas Amanda Kérolin Borba, Luíza Cunha e Graziele Coelho, com orientação da professora Helene Tatsch. A pesquisa buscou quatro receitas que utilizam sobras de alimentos.

Os trabalhos foram julgados por jurados de instituições da cidade: da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fisma, Instituto Renascer e Secretaria Municipal de Educação. 

A primeira edição da feira já contou com a participação de cerca de 150 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, foram 34 projetos inscritos, que incluíam brinquedos feitos com materiais reciclados, hortas sustentáveis, jogos e até um carro de controle remoto com materiais reutilizados.

O incentivo para que as turmas aderissem à proposta veio da primeira colocação obtida no 1º Espaço Educar e Empreender da Secretaria Municipal de Educação, realizado no ano passado, em Santa Maria, e do selo da Unesco, também conquistado em 2018.

Com salas temáticas, alunos aumentam rendimento nos estudos

Segundo a professora Silvana Ferraz, uma das idealizadoras do projeto, a feira foi um sucesso:

- No final do ano passado, nos reunimos para preparar uma feira nos moldes da municipal. Incentivamos os alunos desde o 6º ano aos métodos científicos, ao conhecimento das normas da ABNT.

FAÇA VOCÊ MESMO:

- 3 escolheres rasa de sopa de polvilho doce

- 140 ml de água

- Dissolver o polvilho na água em uma vasilha

- Levar ao microondas por 1 minuto e 10 segundos - mexer bem

- Colocar corante (3 gotas)

- Uma gota de azeite (óleo de cozinha)

- Creme de mão (uma colher pequena)

*Quando não grudar mais na mão está pronto, caso contrário o material deve ser aquecido mais um pouco

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para concurso de técnico-administrativo na UFSM terminam nesta terça Anterior

Inscrições para concurso de técnico-administrativo na UFSM terminam nesta terça

Com salas temáticas, alunos aumentam rendimento nos estudos Próximo

Com salas temáticas, alunos aumentam rendimento nos estudos

Educação