voluntariado

Alunos têm práticas esportivas e lições de cidadania na Base Aérea

18.398


Foto: Pedro Piegas (Diário)

As terças e quintas-feiras são especiais para cem alunos das escolas municipais Maria de Lourdes Castro e Diácono João Luiz Pozzobon. Além das aulas, na parte da manhã, alunos como Lis Évelyn Menezes, 15 anos, e João Vitor Melo Crescêncio, 13, participam, à tarde, do Programa Forças no Esporte (Profesp).

As ações são coordenadas pela Ala 4 (antiga Base Aérea), que oferece os voluntários e o espaço para as oficinas. Os estudantes chegam por volta do meio-dia, recebem almoço e, após, participam de atividades que envolvem práticas esportivas, orientações de higiene, de cidadania e de prevenção a acidentes domésticos.

- Duas vezes por semana, proporcionamos oficinas de futebol, vôlei, jiu-jitsu, orientação, atletismo e futsal. Além do esporte, conseguimos oferecer dinâmicas e orientações que ajudam no desenvolvimento pessoal e vocacional de cada um - explica a tenente Tatiana Teixeira dos Santos, coordenadora pedagógica.

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies

Para Lis Évelyn, aluna do 7º ano na Escola Municipal Maria de Lourdes Castro, o programa ajuda na sua formação pessoal e na sala de aula:

- Eles ensinam muita coisa. A gente fica com outra postura, muda nosso modo de agir e de falar com as outras pessoas.

Já o estudante João Vitor, também do 7º ano, vê nas atividades uma oportunidade de ocupar seu tempo e de sair das ruas.

Protestos marcam o dia em defesa da educação em Santa Maria

O PROGRAMA
O Profesp é desenvolvido com recursos do Ministério da Defesa, com a parceria dos ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Educação e da Cidadania. O valor é destinado para alimentação, uniformes e materiais das oficinas. 

Segundo o comandante da Ala 4, coronel Élison Montagner, o programa permite que os participantes tenham outra visão e ampliem seus conhecimentos:

- Esse é um trabalho voluntário que busca abrir as portas para esses alunos. Ao mesmo tempo, possibilita uma nova visão dos nossos militares em relação à comunidade.

As ações do Profesp também são realizadas no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB). Porém, neste ano, ainda não teve início no quartel por conta de questões logísticas.

Confira, no vídeo, o depoimento de participantes do programa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fiocruz terá curso e gratuito de Introdução à Divulgação Científica Anterior

Fiocruz terá curso e gratuito de Introdução à Divulgação Científica

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies Próximo

Após instabilidade nos portais, MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies

Educação