Legislativo discute atendimento a alunos atípicos em Santa Maria

Legislativo discute atendimento a alunos atípicos em Santa Maria

Foto: Mateus Ferreira

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos esteve reunida, na tarde de quinta (29), no plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Em pauta, no encontro, foi discutida a situação dos alunos atípicos (com transtorno do espectro autista) nas escolas municipais e estaduais da cidade. Cerca de 20 pessoas, entre pais e mães de alunos, estiveram presentes na reunião. Todos cobram mais efetividade no processo de matrícula desses alunos, que todo o início de ano enfrentam dificuldades para fazer a matrícula e perdem dias e até meses de aula. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A dona de casa Janice Peranzoni, 37 anos, todo o início de ano enfrenta dificuldades para matricular o filho Enzo Lucas, 13 anos. A falta de vagas e de monitores está entre os principais problemas relatados. 

– Estamos há anos batalhando por nossos filhos. Eu passei mais de um ano buscando uma vaga em uma escola para meu filho, que é autista, e eu cobro o município porque temos leis federais que não estão sendo respeitadas aqui em Santa Maria. Ninguém sabe a nossa realidade, o dia a dia de uma mãe que tem um filho autista e só quer proporcionar para ele um direito básico que é a educação – diz Janice. 

Debates

A vereadora Roberta Leitão (PP), presidente da Comissão, declarou que essa pauta será discutida novamente na próxima semana, inclusive com a convocação de representantes do Executivo, como a secretária de Educação, Lúcia Madruga; o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; e o secretário de Saúde, Guilherme Ribas. A reunião será convocada para quinta-feira, 7 de março, a partir das 13h, na Câmara de Vereadores

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Mateus Ferreira

[email protected]

Chamada oral do Vestibular da UFSM será realizada de 5 a 9 de março nos quatro campi Anterior

Chamada oral do Vestibular da UFSM será realizada de 5 a 9 de março nos quatro campi

Ctism oferece vagas remanescentes para cursos técnicos subsequentes Próximo

Ctism oferece vagas remanescentes para cursos técnicos subsequentes

Educação