educação

1º Espaço Educar e Empreender termina neste domingo em Santa Maria

Gilson Alves

Foto: Gilson Alves (Diário)

Imagine uma grande feira de ciências, com projetos e produtos de todo o tipo, com alunos trocando ideias e práticas pedagógicas sendo compartilhadas entre dezenas de professores. Esse é o cenário do 1º Espaço Educar e Empreender, evento que teve início na sexta-feira e que segue com programação neste sábado, das 8h ao meio-dia.

Promovido pela prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento ocorre no Park Hotel Morotin, na RSC-287 (Faixa Nova de Camobi), e reúne, em um único espaço, o 6º Salão de Práticas Pedagógicas, que integra o Espaço com o 1ª Feira de Empreendedorismo e Inovação; a 4ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade; o 6º Seminário de Boas Práticas da EJA e o 1º Colóquio de Professores de 6º ano da Rede Municipal de Ensino. Participam alunos dos anos iniciais e do Ensino Fundamental das 78 escolas municipais da cidade.

Projetos de centenas de alunos são mostrados em feira voltado ao empreendedorismo em Santa Maria

A secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga, define o encontro como inovador e elogia os projetos apresentados.

- É uma inovação que estamos fazendo na perspectiva da educação associada ao empreender. O evento representa uma nova visão da prática pedagógica do município. É um encontro da área pedagógica com o apoio das demais áreas. A ideia é colocar lado a lado os projetos desenvolvidos nas escolas, um observando o outro, e saindo fortalecido por conseguir o algo a mais - avalia a secretária.


A feira conta com o envolvimento de cerca de 3 mil pessoas, entre alunos expositores, demais estudantes, visitantes, professores e organizadores. O objetivo da exposição de trabalhos e experimentos é compartilhar as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede municipal, alcançando a integração das instituições, e incentivar a pesquisa e as atividades praticadas em sala de aula.

INICIATIVAS

No 1º Espaço Educar e Empreender, são mais de 400 trabalhos e experimentos expostos. Entre eles, o desenvolvido pelos colegas Luiz Estevan Bernicker e João Vitor da Silva, ambos com 15 anos, estudantes do 7º ano da Escola de Ensino Fundamental João Pedro Menna Barreto. Eles produziram uma "Caixa de Bactérias" e contam com o apoio da professora de ciências, Tais Lazzari.

- Apresentamos uma caixa de bactérias, cujo objetivo é mostrá-las usando o nosso produto, que é formado por álcool misturado com caneta marca-texto fluorescente. Misturando os dois, nós vemos que cada pontinho que aparece na mão é uma bactéria diferente, e também podemos vê-las no computador, que indica como as mãos devem ser lavadas e higienizadas - explica Luiz Estevan.

Dentro do segmento empreender, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores criaram o estande de loja gastronômica Doces e Sabores. Os estudantes comercializam cupcakes e outras guloseimas produzidas por eles mesmos, com o auxílio da professora do 5º ano Andreia Meller.

- Está muito bom. Estamos vendendo bastante. E é muito legal ver não só o nosso o trabalho, mas também o das outras escolas - comenta a estudante Kethelin Fernandes, 12 anos.

Além da comunidade escolar, empresários de Santa Maria acompanham a atividade, dando dicas sobre empreendedorismo para os alunos e conhecendo os projetos de cada turma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Segundo domingo de Enem foi mais tranquilo no campus da UFSM Anterior

Segundo domingo de Enem foi mais tranquilo no campus da UFSM

Segundo dia da prova do Enem é neste domingo Próximo

Segundo dia da prova do Enem é neste domingo

Educação