santa maria

VÍDEO: após cogitar abrir em domingos, mercados funcionarão em 8 feriados

Autor: 18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%; float: none;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Já foi homologada, no Ministério da Economia, a convenção coletiva dos funcionários de supermercados em Santa Maria, que, pelo 12º ano seguido, prevê o fechamento dos mercados em domingos na cidade. No documento, disponível no site do Sindicato dos Comerciários, consta também o calendário de abertura em oito feriados nos próximos 12 meses. É que, ao contrário das últimas duas oportunidades, desta vez o sindicato dos donos de supermercados (Sindigêneros) e o sindicato dos trabalhadores assinaram a convenção com validade por somente um ano, e não pelos próximos dois anos. O motivo: as grandes incertezas da economia provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Entre os supermercadistas, havia discussões sobre possível retomada da abertura aos domingos, mas também devido à pandemia, a ideia voltará a ser debatida na metade do ano que vem. Na cidade, os mercados não abrem aos domingos desde outubro de 2008.


- O pessoal vinha com pensamento de mudar, com uma postura de mudança. Estavam ainda divididos. Alguns tinham ideia de voltar a abrir aos domingos pela manhã, outros de abrir um pouco pela manhã e um pouco à tarde. Mas devido à pandemia e às dificuldades que ainda estão por vir, o pessoal decidiu que não era o momento de abrir aos domingos e optou por manter o funcionamento em feriados por mais um ano. Há muita incerteza. Daqui a um ano, voltaremos a analisar o cenário do momento - afirmou o presidente do Sindigêneros, Eduardo Stangherlin.

Indústria de Santa Maria não demitiu durante a pandemia e segue exportando

A convenção aprovou também o reajuste salarial de 3,41%. Segundo Stangherlin, os retroativos a abril serão pagos em folha complementar até 15 de julho, para quem não pagou no início deste mês.

- Eles (patrões) preferiram assinar por 1 ano até por causa do futuro incerto. Há um grande medo de como vai ser a retomada após a pandemia, como serão a rotina e o comportamento das pessoas. Hoje, já vivemos uma dificuldade e há preocupação por causa da redução dos salários, do aumento do desemprego, pois uma hora o seguro desemprego acaba. Na convenção coletiva, foi uma negociação pautada em segurança de emprego, para mantê-los. Por isso, definimos feriados com horário ampliado, até as 20h - afirmou Rogério Reis, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Pela convenção, ficou definido que as empresas que utilizarem a mão-de-obra de seus empregados nos feriados com horário das 8h30min às 20h, terão de fornecer auxílio-lanche em dinheiro, ao final do expediente diário, no valor de R$ 55, sem integrar a remuneração do empregado. Os empregados que trabalharem nos feriados terão direito a uma folga compensatória no prazo de 30 dias, ou o pagamento em dobro das horas trabalhadas, sem prejuizo do salário correspondente ao repouso semanal. Também ficou acordado que a jornada de trabalho aos feriados, nos dias em que for admitido o trabalho, poderá ser objeto de prorrogação, quando necessário para atividades de infraestrutura dos estabelecimentos, em até uma hora, antes e/ou após o horário autorizado, desde que as portas estejam fechadas ao público.

AS DATAS DE ABERTURAS

EM 2020 

  • 7/09/2020 (segunda-feira - Independência do Brasil) - 8h30min às 20h
  • 12/10/2020 (segunda-feira - Nossa Senhora Aparecida) - 8h30min às 12h30min
  • 2/11/2020 (segunda-feira - Finados) - 8h30min às 20h
  • 8/12/2020 (terça-feira - Nossa Senhora Conceição) - 8h30min às 12h30min

EM 2021

  • 21/04/2021 (quarta-feira - Tiradentes) - 8h30min às 12h30min
  • 1º/05/2021 (sábado - Dia do Trabalhador) - 8h30min às 20h
  • 17/05/2021 (segunda-feira - aniversário de Santa Maria) - 8h30min às 12h30min
  • 3/06/2021 (quinta-feira - Corpus Christi) - 8h30min às 12h30min

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pagamento dos salários de junho dos servidores estaduais começa nesta sexta Anterior

Pagamento dos salários de junho dos servidores estaduais começa nesta sexta

Clientes relatam sumiço de auxílio emergencial em contas Nubank e PicPay Próximo

Clientes relatam sumiço de auxílio emergencial em contas Nubank e PicPay

Economia