O consumidor é quem paga pela mercadoria que vem pela transportadora ou pelo correio, nas compras pela internet. Portanto, tem o direito a receber exatamente aquilo que foi combinado no ato da compra. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados e estar bem informado sobre quais são esses direitos.
Veja abaixo os principais direitos do consumidor e o que é necessário cuidar para não ser passado para trás.
- Arrependimento. Ao comprar pela Internet, você tem o direito de cancelar a operação, se a decisão for comunicada até sete dias úteis a partir do recebimento do produto. Informe por escrito à loja que você quer exercer o direito de arrependimento
- Prazos. Se a empresa descumprir o prazo de envio, o consumidor pode acertar uma nova data ou cancelar a compra. A empresa não pode empurrar a responsabilidade pelo atraso ou extravio de um produto à transportadora.
- Entrega. No ato da entrega do produto em casa, verifique se está conforme o solicitado no seu pedido e em perfeitas condições de uso. Caso perceba defeito ou falta de itens ou acessórios, recuse a entrega e devolva a mercadoria à transportadora.
- Pesquise sempre. Lembre-se de pesquisar o preço do produto que deseja adquirir. Confira o status da empresa da qual está comprando no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon
- Guarde tudo. Imprima a confirmação do pedido e guarde todos os comprovantes da compra
Fonte: Proteste