O Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Maria definiu, na manhã deste sábado, o nome do pré-candidato à prefeitura municipal na eleição do próximo ano. O escolhido para representar o partido é o deputado estadual Valdeci Oliveira, que já comandou o Executivo local de 2001 a 2008. No encontro, que ocorreu na sede do partido, no Centro da cidade, também ficou definido que o ex-deputado estadual e ex-secretário de Tarso, Fabiano Pereira, será o pré-candidato a vice-prefeito.
Por mais de 90 minutos, os petistas estiverem reunidos em um encontro extraordinário do diretório da sigla e de forma consensual se chegou ao nome de Valdeci. Após o anúncio, o petista leu uma carta-compromisso, intitulada "Compromisso com uma nova esperança", endereçada ao partido e à sociedade em que expõe as motivações que o levam a aceitar o convite.
O petista, acompanhado do deputado federal Paulo Pimenta, fez o convite para que Fabiano Pereira, se somasse ao bloco petista para concorrer à prefeitura. Fabiano, que era a segunda opção da sigla, aceitou o convite. Valdeci falou aos militantes e pediu unidade partidária.
_ Estamos atendendo a uma chamamento de vários setores da sociedade para que possamos fazer de Santa Maria, novamente, uma cidade capaz de se desenvolver e, assim, sair desta paralisia administrativa em que se encontra. Vamos reestruturar as políticas públicas que, atualmente, estão esquecidas. Temos experiência de, por oito anos, termos governado esta cidade. Temos condições de fazer com que o município possa, de fato, encontrar formas de sair desta inércia.
Para as próximas semanas e no decorrer deste ano, o partido deverá intensificar as tratativas e sondagens junto aos demais partidos da cidade para que possam formar uma coligação que dê sustentação à chapa.
A pré-candidatura da chapa Valdeci e Fabiano deverá, provavelmente, ser apresentada em convenção partidária até junho do próximo ano.
"