comércio

Sindilojas vai tentar negociar abertura de lojas em mais feriados em 2020

da redação

A polêmica da abertura das lojas de Santa Maria nos feriados voltou à tona nas últimas semanas desde que a Havan sinalizou interesse em instalar uma filial na cidade. É que o grupo catarinense exige a abertura, além de todos os domingos, também nos feriados.

Fazer e renovar a carteira de motorista está mais caro a partir de hoje

Na manhã desta sexta-feira, em uma coletiva de imprensa, o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, detalhou sobre primeira reunião realizada na última terça-feira entre ele, o gerente corporativo de Recursos Humanos da Havan, Aurélio Paduano, e o presidente do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria, Souvenir Machado, além de esclarecer a função do sindicato na vinda da empresa para a cidade.

- O Sindilojas luta pela liberdade de empreender e vai defender os interesses da Havan como já faz com todos seus representados. Não está ao nosso alcance e nem desejamos travar a vinda da Havan. Uma loja desse porte, abrindo em todos os domingos e feriados, vai acabar motivando outras grandes redes, criando a cultura que tanto precisamos na cidade de funcionar nesses dias. Isso gera emprego e renda e atrai consumidores das cidades vizinhas. Todo mundo ganha - esclareceu Costa.

No encontro, o representante do grupo catarinense reforçou o pedido da abertura nos feriados - com exceção do Dia do Trabalhador, Natal e Ano Novo - datas em que a Havan não costuma abrir. Ainda hoje um documento oficial com as tratativas propostas pelo grupo deve ser encaminhado para o Sindilojas, com subsídios que vão ajudar nas negociações com o Sindicato dos Comerciários. 

Começam as inscrições de lojas ao Liquida Santa Maria 2019

- Mas é importante a população entender que o Sindilojas não define nada sozinho. Se dependesse do Sindilojas, o comércio abriria em todos os feriados. Mas dependemos de uma aceitação por parte do Sindicato dos Comerciários e também das assembleias gerais das duas entidades - afirmou o presidente.

O prazo para o início das negociações dos feriados de 2020 entre os dois sindicatos começa, oficialmente, nesta sexta. Conforme Costa, o objetivo é tentar conseguir abrir no máximo de feriados possíveis (com exceção dos três feriados que a Havan também não abre as portas). Em anos anteriores, o Sindilojas já havia proposto o funcionamento do comércio em mais feriados, mas a proposta não foi aprovada. 

Na última convenção coletiva - que é o acordo entre Sindilojas e Sindicato dos Comerciários - dos 13 feriados anuais, em cinco as lojas tiveram a permissão de funcionar. Segundo o presidente, isso beneficia não somente a Havan, mas também as outras grandes redes instaladas em Santa Maria. 

O acordo entre os dois deverá ser apresentado aos lojistas em abril para aprovação das propostas durante uma assembleia geral. 

A abertura das lojas nos domingos, que também é um dos requisitos da Havan, não está em discussão porque na cidade o comércio varejista não tem essa restrição. 

Acompanhe a coletiva: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sindilojas vai tentar negociar abertura de mais feriados em 2020

Fazer e renovar a carteira de motorista está mais caro a partir de hoje Próximo

Fazer e renovar a carteira de motorista está mais caro a partir de hoje

Economia