Rio Grande do Sul registra a menor taxa de desemprego em 13 anos

Rio Grande do Sul registra a menor taxa de desemprego em 13 anos

Foto: Gazeta de Caçapava

O Rio Grande do Sul alcançou, no segundo trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego desde 2012. O índice ficou em 4,3%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE nesta segunda-feira (18). Atualmente, são 266 mil pessoas desempregadas no Estado.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve uma redução de 1 ponto percentual, já que o índice anterior estava em 5,3%. Em relação ao mesmo período de 2024, a queda foi de 0,5%. O levantamento também apontou que o número de pessoas subutilizadas no mercado de trabalho, que inclui aquelas que gostariam de trabalhar mais horas, é o menor da série histórica: 593 mil gaúchos, o equivalente a 9,5% da população em idade ativa.


Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, políticas públicas direcionadas à qualificação profissional têm sido fundamentais para os resultados. 


– Esses números históricos são resultado direto de um trabalho contínuo e estratégico. Investir em políticas públicas voltadas para a qualificação profissional significa preparar nossa gente para as oportunidades que o mercado oferece e para criar novas perspectivas – destacou.


Na análise regional, o Sul do país apresentou a menor taxa de desemprego do Brasil, com 3,6%, o que representa 611 mil pessoas desocupadas. No mesmo trimestre de 2024, a taxa era de 4,6%. Logo atrás aparece o Centro-Oeste, com 4,6%. Já a região Nordeste registrou o maior índice, com 8,2%.


*Com informações do Governo do Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como Santa Maria deve sentir o impacto econômico com o Inter-SM na elite do futebol gaúcho no próximo ano Anterior

Como Santa Maria deve sentir o impacto econômico com o Inter-SM na elite do futebol gaúcho no próximo ano

Em Manaus, BRDE aborda impactos no desenvolvimento econômico a partir do combate à criminalidade no Estado Próximo

Em Manaus, BRDE aborda impactos no desenvolvimento econômico a partir do combate à criminalidade no Estado

Economia