Foto: Gazeta de Caçapava
O Rio Grande do Sul alcançou, no segundo trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego desde 2012. O índice ficou em 4,3%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE nesta segunda-feira (18). Atualmente, são 266 mil pessoas desempregadas no Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, houve uma redução de 1 ponto percentual, já que o índice anterior estava em 5,3%. Em relação ao mesmo período de 2024, a queda foi de 0,5%. O levantamento também apontou que o número de pessoas subutilizadas no mercado de trabalho, que inclui aquelas que gostariam de trabalhar mais horas, é o menor da série histórica: 593 mil gaúchos, o equivalente a 9,5% da população em idade ativa.
Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, políticas públicas direcionadas à qualificação profissional têm sido fundamentais para os resultados.
– Esses números históricos são resultado direto de um trabalho contínuo e estratégico. Investir em políticas públicas voltadas para a qualificação profissional significa preparar nossa gente para as oportunidades que o mercado oferece e para criar novas perspectivas – destacou.
Na análise regional, o Sul do país apresentou a menor taxa de desemprego do Brasil, com 3,6%, o que representa 611 mil pessoas desocupadas. No mesmo trimestre de 2024, a taxa era de 4,6%. Logo atrás aparece o Centro-Oeste, com 4,6%. Já a região Nordeste registrou o maior índice, com 8,2%.
*Com informações do Governo do Rio Grande do Sul.