Já são 10 sorteios sem um vencedor e tem gente ficando impaciente com a Mega Sena. Até a credibilidade da loteria tem ficado abalada com isso. Acusações de que o governo estaria aproveitando a arrecadação cada vez maior do concurso circulam por lotéricas e redes sociais.
Leia todas as notícias sobre a Mega Sena
E com tantos apostadores, fica difícil imaginar como ninguém consegue acertar as dezenas sorteadas. Embora um número tão alto de sorteios acumulados não ocorresse desde 2010, isso já aconteceu 11 vezes desde o começo da Mega, em 1996.
O estatístico e professor da UFSM Flávio Strazzabosco esclarece: a Mega Sena não é como o sorteio de uma rifa, em que o número de apostas interfere na chance de cada um ganhar:
Numa rifa ou sorteio comum com cem números, por exemplo, um bilhete sempre é premiado, não tem como acumular. Mas na combinação de números, como é a Mega, cada dezena é sorteada num universo de 60 possíveis.
O próprio site da Caixa informa que a probabilidade de acertar as seis dezenas é de uma em 50 milhões, na aposta simples. Esse cálculo não muda se houver 100 ou 1 milhão de apostadores. Já no caso de uma rifa, quanto maior o número de bilhetes, menor é a chance de cada um.
Já sobre a credibilidade do sorteio, a Caixa informa que os procedimentos estão em conformidade com as melhores práticas adotadas pelas maiores loterias do mundo. As bolas numeradas têm o mesmo peso e diâmetro, são aferidas pelo Inmetro em laboratório, para que não fiquem viciadas.
Após cada exame, as maletas são lacradas e só abertas na hora do sorteio. No Caminhão da Sorte ou no auditório onde ocorre o concurso, pessoas escolhidas na plateia conferem os lacres. O Tribunal de Contas da União (TCU) e a auditoria independente Ernst & Young Terco fazem auditorias técnicas regularmente.
Mesmo assim, qual é a chance da Mega Sena acumular tantas vezes? De acordo com a Caixa, isso já aconteceu outras 11 vezes desde o primeiro sorteio, em 11 de março de 1996. Em 2004, 2005 (duas vezes), 2006 e 2010 os apostadores viveram o mesmo que agora, 10 sorteios sem vencedor.
Em 1998, 2003 (duas vezes) e 2010, a modalidade chegou a acumular por 11 concursos. E em 2002, 2004 e em 2006, houve 12 prêmios acumulados. Então, a chance de o próximo concurso, de número 1.764 tem uma chance em 252 de acumular novamente, se levar em conta as vezes em que isso já aconteceu no universo dos sorteios.
"