Santa Maria

Presidente do Legislativo quer que Casa seja mais próxima da população

Marcelo Martins

"

As últimas duas eleições da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a de 2013 e a de 2014, foram marcadas por viradas surpreendentes. Na primeira, em dezembro de 2013, o vereador Werner Rempel (PPL) foi eleito e, assim, rompeu com o acordo governista, que vinha sendo mantido desde 2009 pelos apoiadores de Cezar Schirmer (PMDB), na Câmara. No final de 2014, Sergio Cechin (PP), que faz parte da base de apoio de Schirmer, conquistou a presidência com a ajuda da bancada de oposição: PT, PSDB e PPL.

Luiz Carlos Fort é o presidente do Legislativo santa-mariense em 2016

Agora, neste ano, confirmou-se o que, ao longo de todo o mês de dezembro de 2015, já se dizia: o presidente, em 2016, da Câmara será o petista Luiz Carlos Fort.

A eleição, que ocorreu no último dia de 2015, contou apenas com a chapa "Pela Unidade Parlamentar", encabeçada por Fort. Ele recebeu os votos de 18 vereadores e apenas um contrário, que foi o do colega Tavores Fernandes (DEM). Os vereadores Cezar Gehm e Marta Zanella, ambos do PMDB, não compareceram à votação. Já os peemedebistas Isaías Romero e João Kaus disseram "sim" ao nome de Fort.

A eleição de Fort assegura a continuidade do acordo que está em vigência desde a eleição do final de 2013. O bloco que comanda a Casa segue tendo PT, PP, PSDB, DEM (com o vereador Manoel Badke), PPL e Rede Sustentabilidade.

O PMDB, embora não tenha espaço nos cargos da Mesa Diretora, também apoiou Fort. Ao todo, são 18 cargos com os maiores salários da Câmara distribuídos entre 16 CCs (cargos em comissão) e dois FGs (funções gratificadas).

Ficaram definidas, ainda as funções de João Chaves (PSDB), 1º vice-presidente; Cezar Gehm (PMDB), 2º vice-presidente; Marta Zanella (PMDB), 1º secretário; Admar Pozzobom (PSDB), o 2º secretário; Paulo Airton Denardin (PP), 1º suplente; e Manoel Badke (DEM), o 2º suplente.

Quem é Fort

O petista de 43 anos elegeu-se pela primeira vez em 2005, quando fez 4.083, sendo, entre os homens, o petista mais votado do município. Antes, havia se candidato em 2000, quando fez 1,2 mil votos.

Na primeira gestão do prefeito Valdeci Oliveira (PT), Fort foi, de 2001 a 2004, diretor do posto de saúde da Vila Kennedy. Casado e pai de cinco filhos (três meninos e duas meninas), Fort estuda Direito, atua como corretor de imóveis e trabalha em uma loja de bicicletas e de ferragem, que é dele.

Leia, abaixo, a entrevista que Fort concedeu ao "Diário", na tarde da última quinta-feira. O petista falou com a reportagem por pouco mais de 30 minutos.


Diário de Santa Maria – O senhor assume a Câmara no último ano da atual legislatura. Qual a marca que o senhor quer deixar?
Luiz Carlos Fort
 – Minha prioridade é dar celeridade ao processo do concurso da Câmara. Há necessidade de se repor uma falta de servidores no quadro de concursados da Casa. A obra (de ampliação do prédio da Câmara, que está parada desde 2013) não será minha prioridade. Quero, claro, que isso tenha um desfecho. Mas entendo que há uma necessidade mais urgente: a de aproximar a Câmara da população. Para isso, temos a TV Câmara e que passará a ser um canal aberto. E quero emplacar um projeto em que possamos ter crianças e jovens dentro do Parlamento. Isso seria possível por meio do "vereador mirim", em que as crianças passariam aqui, durante um dia, acompanhando as atividades. Hoje, a imagem que passa é que aqui ninguém faz nada e q"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria terá três novas farmácias

Próximo

Novos limites para financiamento de imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida começam a valer segunda-feira

Economia