Pedido é por maior fatia

Prefeitos da região fizeram protesto por maior repasse dos impostos da União e do Estado

"

Os prefeitos da Região Central se mobilizaram ao longo de sexta-feira para chamar a atenção da sociedade quanto ao delicado momento financeiro que os municípios enfrentam.

O ato, chamado Movimento do Bolo, foi capitaneado pela Famurs – federação que congrega 497 municípios gaúchos – com o objetivo de pedir que as prefeituras tenham uma maior fatia nos repasses da União e do Estado.

Na região, quatro rodovias foram palco de manifestações. Na RSC-287, principal ligação com Porto Alegre, o trânsito foi bloqueado na altura do Trevo do Santuário, entre Restinga Seca e Santa Maria, por cerca de uma hora. O fluxo de veículos era liberado a cada 10 minutos.

Em Rosário do Sul, na BR-290, houve panfletagem, mas  sem bloqueio de pista. Já em São  Vicente do Sul, na BR-287,  mais de 200 pessoas trancaram parcialmente o trânsito por cerca de 40 minutos.  Outra rodovia que teve o fluxo de veículo interrompido em certos momentos foi a BR-158, em Tupanciretã.

O prefeito de Agudo e presidente da AMCentro, Valério Trebien (PMDB),  esteve presente no ato em Restinga Seca, que contou com a presença de mais 10 gestores, entre eles os prefeitos de Santa Maria, Cezar Schirmer, e de São João do Polêsine, Valserina Gassen, ambos do PMDB.
Trebien alertou que “a saúde financeira dos municípios gaúchos está na UTI”.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Municípios da Região Central passarão por revisão biométrica

Próximo

Empresário pode concorrer à prefeitura de Santa Maria

Economia