Os prefeitos da Região Central se mobilizaram ao longo de sexta-feira para chamar a atenção da sociedade quanto ao delicado momento financeiro que os municípios enfrentam.
O ato, chamado Movimento do Bolo, foi capitaneado pela Famurs federação que congrega 497 municípios gaúchos com o objetivo de pedir que as prefeituras tenham uma maior fatia nos repasses da União e do Estado.
Na região, quatro rodovias foram palco de manifestações. Na RSC-287, principal ligação com Porto Alegre, o trânsito foi bloqueado na altura do Trevo do Santuário, entre Restinga Seca e Santa Maria, por cerca de uma hora. O fluxo de veículos era liberado a cada 10 minutos.
Em Rosário do Sul, na BR-290, houve panfletagem, mas sem bloqueio de pista. Já em São Vicente do Sul, na BR-287, mais de 200 pessoas trancaram parcialmente o trânsito por cerca de 40 minutos. Outra rodovia que teve o fluxo de veículo interrompido em certos momentos foi a BR-158, em Tupanciretã.
O prefeito de Agudo e presidente da AMCentro, Valério Trebien (PMDB), esteve presente no ato em Restinga Seca, que contou com a presença de mais 10 gestores, entre eles os prefeitos de Santa Maria, Cezar Schirmer, e de São João do Polêsine, Valserina Gassen, ambos do PMDB.
Trebien alertou que a saúde financeira dos municípios gaúchos está na UTI.