O encontro do Diretório do PP, que ocorre na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na noite desta sexta-feira, foi marcado pela presença daquele que é o maior nome do partido na cidade: o vice-prefeito José Haidar Farret. Às 19h35min, o progressista chegou na sede do Legislativo e falou aos cerca de 50 militantes, pela primeira vez, sobre a decisão da Justiça que o mantém inelegível. Acompanhado de amigos e de familiares, o político deu o recado aos integrantes do partido:
Como vocês já sabem, não serei mais candidato à prefeitura de Santa Maria. Saio, deste processo, com a consciência tranquila e entendedor de que nunca agi de má-fé e, acima de tudo, de que tenho feito da política um espaço de trabalho à sociedade santa-mariense. E mais: não me furtei da disputa política.
Farret está fora da disputa à prefeitura de Santa Maria
Ainda que abatido com a impossibilidade de concorrer, Farret mostrou-se bem humorado:
O Papa é mais idoso que eu e lidera uma nação cristã. E eu não me amedontro pelo fator idade, mas a vida é assim mesmo.
Comitiva presta apoio a Farret
No final da tarde desta sexta-feira, o prefeito Schirmer, a primeira-dama, Fátima Schirmer, o vereador e líder do governo na Câmara, Cezar Gehm, e a secretária Magali Marques da Rocha (Habitação e Regularização Fundiária) prestaram uma visita a Farret.
O presidente do PP local, Luiz Gonzaga Trindade, avalia que o momento, agora, é de a sigla buscar trilhar um caminho, mas "com a participação diuturna de Farret" no pleito:
O Farret é o nosso maior nome e, obviamente, um conhecedor da política e irá nos ajudar nesse processo.
A vereadora Sandra Rebelato avaliou a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF4), que manteve a condenação contra Farret, como "parte do processo democrático". Sandra, que é defensora pública aposentada, disparou uma crítica velada ao PT:
Nós, o PP, respeitamos e obedecemos às instituições. Ao contrário de outros que se acham acima da lei. Aqui, não compactuamos com posturas de afronta às instituições.
"