Apesar dos números não terem sido fechados pelas entidades empresariais, a expectativa é que o resultado do Natal seja positivo no comércio de Santa Maria. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jacques Eskenazi Neto, explica que ainda não foi feito um levantamento sobre as vendas, mas o movimento indica otimismo.
Para a empresária Marli Rigo, que também faz parte da direção do CDL e que comanda duas lojas na cidade, as vendas devem superar o ano anterior.
- Atingimos nossa meta. Creio que vamos ter um resultado superior a 2013 - aponta Marli.
Caso o otimismo santa-mariense se confirme, a cidade irá na contramão dos resultados divulgados ontem por entidades empresariais, que ficaram abaixo do esperado. Conforme a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a previsão é de que 2014 será o ano com o pior Natal para o setor em 10 anos, com crescimento de 2% frente ao ano anterior, abaixo da média de expansão de 4% a 5%.
As entidades comerciais do Estado também são pessimistas e apontam que as vendas são as mais baixas em cinco anos. Já nos supermercados, a realidade é outra. As vendas de Natal teriam crescido 5,5% em relação a 2013.
Dia de trocas
Tradicionalmente hoje, começa o período para a troca de presentes de Natal. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para trocar bens duráveis, como roupas, brinquedos, relógios e celulares, é de 90 dias.
Para bens não duráveis, como alimentos, é de 30 dias. Mas é bom ficar atento. Se a mercadoria não apresentar problema, mas o consumidor não tiver gostado da cor, por exemplo, pela lei, o fornecedor não é obrigado a efetuar a troca.
O comerciante só tem obrigação de fazer a troca se o produto tiver algum problema ou defeito. Para isso, o consumidor deve procurar a loja na qual o produto foi adquirido, o fornecedor ou o fabricante para fazer a troca, com a nota fiscal.
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