Elly Herz Genro, mãe do governador Tarso Genro, vai ser enterrada na manhã desta quinta-feira no Cemitério Santa Rita de Cássia, no bairro Pé de Plátano, em Santa Maria. Dona Elly, como era chamada por familiares, morreu na noite de terça-feira aos 93 anos. De acordo com informações da assessoria do governador, Elly estava internada há 20 dias no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e teria morrido de causas naturais.
O governador Tarso Genro deve chegar a Santa Maria ainda na noite desta quarta-feira para acompanhar o funeral. Casada com o político, advogado e professor Adelmo Simas Genro (morto em 2003), Elly teve seis filhos. Junto com o marido, ela viveu por muitos anos em Santa Maria.
- O núcleo agregador familiar, afetivo, dos seis filhos, sempre foi a minha mãe - disse Tarso ao jornalista Moisés Mendes, durante sua primeira campanha ao governo do Estado, em 2002.
Com linha ideológica ligada aos movimentos de esquerda, Elly atuou contra a ditadura. Na visão dos agentes encarregados de vigiar inimigos do regime, a dona de casa era uma mulher perigosa, que incitava o marido, Adelmo, e os filhos contra o governo militar.
- Eles não estavam fazendo injustiça. Eu era subversiva, sim - disse ela em entrevista a Zero Hora em 2011, poucos dias após a posse de Tarso no Piratini.
"