Expodireto: 15 empresas de Santa Maria e região expõem na feira internacional

Expodireto: 15 empresas de Santa Maria e região expõem na feira internacional

Foto: Deni Zolin (Diário)

Na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, tudo é grandioso. Mais de 600 expositores dos maiores fabricantes e empresas do agronegócio brasileiro e global, 300 mil visitantes de 70 países esperados nos cinco dias, e máquinas agrícolas e plantas gigantes, como colheitadeiras de 20 metros de largura e milho de quase 3 metros de altura. Tudo com muita tecnologia, com sementes resistentes a lagartas ou à seca. E sem falar na previsão de R$ 7 bilhões em negócios a serem fechados.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

É nesse mundo que pelo menos 15 empresas de Santa Maria e região estão inseridas, participando na Expodireto. Além disso, outras 20 empresas apoiadas pelo Sebrae e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Santa Maria (Simmmae) viajaram até Não-Me-Toque para conhecer as novidades do mercado e fazer parcerias e negócios.

Nesta terça-feira (5), o movimento na feira foi ainda maior devido à presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fez uma passagem rápida pelo evento. Na segunda-feira (4), na abertura, estiveram o ministro da Agricultura, Carlos Favaro, e o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB).

Entre as empresas e instituições da região que estão expondo e fazendo negócios na feira, estão a Químea Inteligência Ambiental, a Agrimec, a Cowmed, a Universidade Federal de Santa Maria, a Mega Prosolutions e a Studio Agro.

Além de cada vez mais produtos de agricultura de precisão e drones de pulverização, a feira apresenta novas máquinas e implementos gigantes. Devido à escassez de mão de obra no campo e a necessidade de otimizar a produção e reduzir custos, até as carretas graneleiras, plantadeiras e colheitadeiras são gigantes. Ao lado, até uma pessoa alta parece bem pequena.

O presidente do Simmae, Leonardo Veiga, que também é dono da TSB Jet, que exporta sistema eletrostático para pulverizadores para vários países, destaca a importância de o sindicato e o Sebrae apoiarem empresas de Santa Maria para estarem presentes na feira fazendo contatos com pequenos, médios e grandes fornecedores e clientes. É o ditado, de quem não é visto não é lembrado.

– É um momento de se atualizar, ver novidades e fazer parcerias – diz Veiga.

No pavilhão do Sebrae, 34 empresas gaúchas de tecnologia para o agro, com implementos e soluções tecnológicas, como um piloto automático para adotar em máquinas, estão expondo e fechando negócios. Entre elas, está a santa-mariense Mega Prosolutions, que vende software de gestão para cooperativas e grandes e médias empresas do agro em vários Estados.

Na feira, além de expor, já visitaram estandes de diversas empresas nacionais e multinacionais para oferecer os serviços e fechar negócios no futuro. A empresa também está apresentando uma tela interativa para escolas e treinamentos de empresas, com o que há mais moderno em interatividade.

Na Casa do Meio Ambiente da Expodireto, quem foi contratada para fazer toda a gestão de lixo e resíduos da feira, além de reduzir o impacto ambiental do evento, foi outra empresa de Santa Maria. A Químea Inteligência Ambiental, que tem hoje 56 franquias no país e é a maior empresa de gestão ambiental do Brasil, ganha destaque no evento, uma divulgação que não tem preço que pague.

– Essa parceria está começando agora, mas vai deixar legado para o futuro. Para nós é ótimo. Uma empresa que saiu da Incubadora da UFSM e hoje está em uma feira que é referência no agronegócio, e estar aqui contribuindo para que a feira seja o mais sustentável possível – diz Marçal Paim Rocha, diretor da Químea.

UFSM

No estande da UFSM, diversos projetos de pesquisa do Centro de Ciências Rurais, além de professores dando palestras e levando o conhecimento ao homem do campo. Juntinho do estande, drones da cooperativa Cotrisul, de Caçapava do Sul, que são usados em pesquisas na universidade e no Colégio Politécnico para aprimorar o uso para pulverizações em lavoura. Um deles custa R$ 180 mil.

O agricultor Clovis Alberto Piccin, 62 anos, de Estrela Velha, estava bem interessado nessa tecnologia que, segundo ele, veio para ficar. Ele planeja comprar um pulverizador controlado por controle remoto.

– Hoje em dia se você não faz o acompanhamento da área, fica para trás e não consegue mais alcançar – justifica Piccin, que cultiva soja e arroz em grandes extensões de terra.

Entre as empresas de Santa Maria que estão expondo, o maior estande é o da Agrimec, empresa famosa por participar das maiores feiras do agronegócio brasileiro, como Agrishow, Expointer e Expocana. Já foram fechados alguns negócios. O tamanho das carretas graneleiras impressiona. Só os pneus são da altura de uma pessoa. Com capacidade para 35 mil litros, a maior tem quase 4 metros de altura e 9 metros de comprimento.

Representantes da região na Expodireto 2024:

  • Químea Inteligência Ambiental
  • Agrimec (implementos agrícolas)
  • Bioagreen (biofertilizantes, criada na UFSM)
  • Cowmed (coleiras para monitorar vacas, criada na UFSM e já instalada fora)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade de Cruz Alta (Unicruz)
  • CCGL Termasa (fábrica de laticínios de Cruz Alta e gestora de terminal de grãos no Porto de Rio Grande para cooperativas gaúchas)
  • Studio Agro (franquia de consultoria jurídica para o agro)
  • Fida (fertilizantes, de Caçapava do Sul)
  • Dagoberto Barcellos (fertilizantes, de Caçapava do Sul)
  • HCC Energia Solar (painéis solares)
  • Felice Automóveis
  • Carhouse Veículos
  • Drakkar Solos
  • Randon Medianeira

Empresas e instituições de Santa Maria que visitaram a feira:

  • Ford Superauto, RJM Nobreaks, Cofelma, Spray Solutions, 3ª Divisão de Exército, Studio Agro Consultoria Especializada no Agronegócio, Inocular Soluções Agrícolas, Zeit Soluções em Inteligência Artificial, TSB Jet, Perfectum Auditoria, Facas Coqueiro e InovaTec UFSM

*A cobertura da Missão Expodireto 2024 tem o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae) e do Studio Agro – Consultoria Especializada no Agronegócio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sete startups do parque tecnológico da UFSM buscam parcerias na Expodireto Anterior

Sete startups do parque tecnológico da UFSM buscam parcerias na Expodireto

Serasa Limpa Nome e Desenrola: Consulta para renegociação de dívidas vai até 28 de março Próximo

Serasa Limpa Nome e Desenrola: Consulta para renegociação de dívidas vai até 28 de março

Economia