Três representantes da canadense CAE estão em Santa Maria desde esta segunda-feira para conhecer os potenciais que a cidade oferece. A empresa faz sistemas de simuladores com diversos fins civis e militares.
Na tarde desta segunda-feira, os executivos estiveram reunidos com o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, o prefeito Cezar Schirmer, o gestor executivo do Santa Maria Tecnoparque, Cristiano da Silveira, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jaques Jaeger. Depois da reunião, a comitiva seguiu para o Tecnoparque.
A agenda dos representantes da CAE prevê compromissos na cidade até quarta-feira. Nesta terça-feira, eles devem conhecer o Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação Sul (NuCAA) e o Centro de Instrução de Blindados (CIBld). Na quarta-feira, os empresários se reúnem com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann.
Para o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, por Santa Maria ser uma cidade de porte médio, as relações se estabelecem de maneira mais simples:
As articulações necessárias para a consolidação do Polo de Defesa já acontecem há um bom tempo junto à prefeitura, Exército, Base Aérea, instituições de ensino, empresários. Por isso chegamos aqui hoje.
Segundo o Coronel da Reserva e representante da CAE no Brasil, João Luiz de Negreiros Guerra, era essencial esta primeira visita a Santa Maria:
A CAE sabia que Santa Maria é um grande referencial em simulação, e hoje estamos aqui para saber o que o Exército precisa e também para mostrar o que temos a oferecer.
Integram a comitiva estrangeira: Jeff Wilkinson, Arquiteto de Tecnologias Inovadoras da CAE Modeling, Simulation, Visualization; RémiLecerf-Gerente Sênior De Desenvolvimento de Negócios Globais da CAE; e João Luiz de Negreiros Guerra- da Powerpack Marketing Manager, representa a CAE no brasil (Coronel da Reserva - Aviação do Exército).
A CAE foi fundada em Montreal em 1947 e hoje está presente em mais de 30 países, incluindo o Brasil. A empresa canadense domina 80% do mercado mundial de simuladores de vôo profissionais, além de contar com tecnologia em simulação para medicina.
"