economia

Em um só mês, 123 empregos foram cortados em Santa Maria

Deni Zolin

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

As incertezas políticas e econômicas estão fazendo a economia do país patinar. As projeções de alta do PIB foram rebaixadas esta semana de 1,95% para só 1,71% no ano, e tudo isso, aliado a fatores locais, acaba impactando na geração de empregos formais. Os dados divulgados ontem pelo governo federal apontam que Santa Maria cortou 123 empregos em março, com quase todos os setores fechando o mês no negativo. Até o setor de serviços, que costuma ir bem, cortou 71 empregos no mês passado na cidade. Depois, vieram os setores de indústria (-30 vagas), comércio (-18) e construção civil (-12). Só o setor agropecuário fechou no positivo, com a criação de 7 empregos.

Veja como vai ficar o Calçadão após a reforma anunciada pela prefeitura

No acumulado de janeiro a março, o saldo voltou a ficar negativo em Santa Maria, com o corte de 62 empregos. O pior desempenho segue sendo o do comércio, com -184 vagas no trimestre. Alguns empresários daqui também acreditam que uma retomada da economia só ocorrerá se a reforma da Previdência for aprovada. Mas o que ela tem a ver com a economia do país? É que, se a reforma passar, os investidores terão mais tranquilidade de que o governo ficará menos endividado, a longo prazo, e terá mais condições de pagar os empréstimos tomados junto a esses investidores. Isso acaba gerando um clima de otimismo geral, que impulsiona investimentos no país como um todo. Gostando ou não, assim funcionam algumas das engrenagens da economia.

ALÉM DISSO...
O Brasil cortou 43,1 mil empregos em março, mas segue no positivo no acumulado do ano, com 179,5 mil empregos gerados. Já o Rio Grande do Sul foi na contramão do país em março, gerando 2,4 mil empregos no mês passado e 37,9 mil no total do 1º trimestre.

SALDO DE EMPREGOS EM SANTA MARIA


Março/20182018*2019*
Indústria-2346
Construção civil-3-27-8
Comércio61-239-184
Serviços35197107
Agropecuária82318
Total-1238-62
*Acumulado de janeiro a março

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diferença na bonificação para trabalho em feriados gera controvérsias Anterior

Diferença na bonificação para trabalho em feriados gera controvérsias

Preço do gás comercial sobe 6% Próximo

Preço do gás comercial sobe 6%

Economia