santa maria

Construção e serviços geram mais de 900 vagas em 2022

Deni Zolin/ Francine Boijink

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Pedro Piegas/BD/27/11/2020/

O setor de serviços lidera a criação de oportunidades de trabalho com carteira assinada em Santa Maria em 2022. Durante o primeiro trimestre, foram criadas 794 vagas formais de emprego no setor, de acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Em março, o número de postos criados no ramo foi de 222.

Junto com a construção civil, que foi o segundo setor que mais empregou neste ano, foram geradas até março 932 novas vagas de trabalho formal. Fatores como a retomada das aulas presenciais e o potencial empreendedor da cidade são elencados como desencadeadores desse cenário positivo.

No primeiro trimestre, Santa Maria gerou 859 vagas formais, alta de 38,5% em relação a igual período de 2021, quando foram criados 620 postos nos cinco setores analisados pelo Caged.

De acordo com Leandro Custódio, vice-presidente de Prestação de Serviços da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a flexibilização de algumas operações para que se pudesse trabalhar de forma mais exponencial, com os devidos cuidados à saúde, também teve uma contribuição relevante para esse panorama. O setor engloba empresas das áreas de saúde, educação, imóveis, transporte, entre outros.

As perspectivas para o segmento de serviços seguem positivas mesmo em um panorama com aumento da taxa de inflação e de 2022 ser um ano eleitoral.

EM ALTA

Ainda segundo Custódio, a facilidade e a mentalidade empreendedoras da cidade fazem com que barreiras consigam ser superadas e a geração de empregos siga ascendente.

- Acredito que o mercado de serviços vai surpreender ainda mais, junto com comércio e junto ainda com uma qualificação constante. Porque não adianta só a gente aumentar o volume de vagas e o volume de contratações formais. A gente também tem que dar condição para que o trabalhador consiga ter uma renda melhor - diz Custódio.

Embora tenha fechado 22 vagas em março, a construção civil é a segunda que mais empregou no município este ano. As 144 vagas acumuladas de janeiro a março superam as 139 geradas no primeiro trimestre de 2021.

O comércio abriu 32 vagas em março, mostrando recuperação em relação ao mesmo mês de 2021, quando o setor fechou 23 postos. Mesmo assim, o setor acumula saldo negativo no ano, com o fechamento de 80 postos de trabalho na cidade.

Indústria e agronegócio praticamente não tiveram vagas criadas em 2022 (confira no quadro).

- Há variáveis econômicas e políticas que podem, sim, interferir no crescimento da geração de vagas, mas a nível de capacidade mental do empreendedor de Santa Maria, temos um cenário superpositivo pela frente - ressalta Custódio. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Entidades empresariais pedem que Câmara derrube veto à lei do passaporte vacinal

Receita paga nesta sexta-feira lote residual de restituição do Imposto de Renda Próximo

Receita paga nesta sexta-feira lote residual de restituição do Imposto de Renda

Economia