Publieditorial

Compre seu imóvel com segurança


Residencial Bella Morada, construído em parceria entre a construtora Eletrodata Engenharia e a imobiliária Maxi Imóveis, com previsão de entrega para junho de 2020

Comprar um imóvel na planta - para morar ou para investir - é uma decisão que não se toma de uma hora para outra. Muito antes disso, é preciso atentar para vários detalhes na hora de saber exatamente qual é o imóvel certo e o local ideal a escolher para esse investimento. No check list de detalhes, que merecem muito a sua atenção para essa escolha, um deles - e talvez o mais importante - é a segurança na hora de efetivar a compra, levando em cont que o empreendimento na planta ainda não está construído. E como buscar informações para adquirir esta segurança na hora de comprar um empreendimento que ainda não está pronto?

Um dos detalhes importantes é que por meio de imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal, inúmeras vantagens e garantias são adquiridas pelo comprador:

- Previamente à contratação de financiamento habitacional com os adquirentes, a Caixa analisa a documentação da empresa, dos sócios, da área em que será construído o empreendimento e do projeto. Isso traz uma maior segurança para quem compra - explicam Ednilson Noal, gerente de Clientes e Negócios, e Marcos Decezaro, superintendente de Negócios e Habitação Centro Gaúcho da Caixa Econômica Federal.

Além disso, a Caixa também verifica outros requisitos, como comprovação de situação cadastral regular e saúde econômico-financeira das partes envolvidas, aprovação no registro de imóveis, apresentação do projeto de arquitetura aprovado e alvará expedido pelo município, licenças ambientais, declaração de viabilidade das concessionárias de água, esgoto e energia elétrica; e existência de infraestrutura interna e externa ao empreendimento.

Já em projetos com recursos do FGTS - MCMV Faixa 3 (que é o caso do Residencial Bella Morada, de Santa Maria), também é exigido à construtora o certificado do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

- Além de todas essas garantias, a construtora ainda precisa apresentar à Caixa a apólice de seguro do empreendimento, com cobertura capaz de assegurar eventuais sinistros por Risco de Engenharia - explica Ednílson Noal.

Também, para trazer mais segurança ao comprador, é exigido o Seguro Garantia Término de Obra, que tem o objetivo de garantir a conclusão da obra, no eventual caso de a empresa não conseguir finalizar o empreendimento.

Escolha bem a construtora 

Sem dúvida, um dos momentos mais importantes para evitar problemas futuros é a escolha adequada da construtora do seu futuro apartamento. Os cuidados devem ser redobrados na hora de comprar um imóvel na planta.

- É fundamental, por exemplo, escolher uma empresa idônea, que não esteja endividada e tenha um bom reconhecimento no mercado. A Eletrodata Engenharia, construtora responsável pelas obras do Residencial Bella Morada, em Santa Maria, atua há mais de 30 anos na construção civil. Está presente em 15 Estados brasileiros, além do Rio Grande do Sul. A empresa está certificada na norma ABNT ISO 9001:2015 pelo BSI e Norma SIAC do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H NÍVEL A - explica o diretor da Maxi Imóveis, Lauro Peiter, que está à frente da comercialização do mais recente empreendimento da Eletrodata.

Todos esses dados podem ser encontrados nos órgãos de defesa do consumidor, no balanço semestral para acionistas e por meio de conversa com pessoas que vivem em apartamentos já finalizados.

Dicas para você atentar na hora de comprar um imóvel na planta

- Veja se a construtora responsável pelo empreendimento tem certificados de qualidade (ISO) e se possui reclamações no Procon. Pesquise sobre os prédios já construídos e verifique se eles cumprem o prazo de entrega e o que foi prometido.
- Como você não vai comprar um empreendimento pronto, procure uma construtora de qualidade, para ter a certeza de que seu imóvel será entregue de acordo com aquilo que você pagou.
- Busque por imóveis com preço menor do que o empreendimento pronto: imóveis na planta sempre correm risco de não serem entregues, portanto, você deverá pagar menos para aceitar esse risco.

Fonte: Caixa Econômica Federal


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Havan confirma local onde construirá megaloja em Santa Maria Anterior

Havan confirma local onde construirá megaloja em Santa Maria

Termina nesta sexta prazo para saque do abono salarial 2016 Próximo

Termina nesta sexta prazo para saque do abono salarial 2016

Economia