Foto: Charles Guerra (Diário)
Equipado com sistema OCR de câmeras, carro irá percorrer as ruas da cidade
Todos os carros estacionados na Zona Azul e que circulam pelo centro de Santa Maria passaram a ter suas placas monitoradas desde ontem pelo novo veículo da Rek Parking e da prefeitura, que tem câmeras com sistema que fotografa e identifica as placas. A novidade lembra o Big Brother, personagem do livro 1984, de George Orwell, que vigiava tudo e todos, pois ajudará a prefeitura a multar os motoristas que estacionam na Zona Azul sem pagar pelos parquímetros e aqueles que excedem o tempo pago. O sistema também avisa sobre carros roubados ou com IPVA vencido.
Além disso, começaram a funcionar ontem duas novidades: os parquímetros passaram a operar em 277 novas vagas, de sete ruas (até agora, eram 1.350 vagas), e oito novas máquinas de parquímetros, que aceitam pagamento com cartão de crédito e débito de diversas bandeiras (veja abaixo).
Área de parquímetros terá três mudanças a partir de amanhã em Santa Maria
O veículo com câmeras será operado só por fiscais da prefeitura. A vantagem será a agilidade para fiscalizar o pagamento da Zona Azul. É que, até agora, quando um fiscal da Rek Parking dava uma notificação por falta de pagamento ou tempo excedido, era preciso que um fiscal da prefeitura fosse ao local para registrar a infração - caso o motorista não pagasse a notificação em 48 horas, a prefeitura gerava uma multa de trânsito, de R$ 195,23. Devido à grande quantidade de casos, os fiscais não davam conta de ir a todos os carros que cometiam as infrações e, por isso, nem sempre eram geradas as multas.
Com o novo veículo, o fiscal consegue percorrer todas as ruas da Zona Azul em menos de duas horas e fotografar todas as placas de carros. Dessa forma, quando alguém recebe a notificação da Rek Parking e não a paga em 48 horas, basta a prefeitura pegar as fotos desses carros para gerar as multas. A tendência será multar quase 100% dos casos.
Zona Azul será ampliada, e parquímetros terão novas formas de pagamento
NOVO CARRO COM CÂMERAS
- Tem sistema de câmeras OCR, que reconhece placas de carros estacionados e dos que estão em movimento, a até 60 km/h, e fotografa todos os veículos e suas placas, registrando dados como horário e local exato
- Depois, a Rek Parking informa à prefeitura as placas dos veículos que foram notificados por não pagarem parquímetro ou excederem o tempo e cujas notificações não foram pagas até 48 horas depois. Com base nessas informações da Rek Parking, os fiscais da prefeitura têm as fotos coletadas pelo novo veículo para poder aplicar a multa de trânsito, que é de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH
- Além das câmeras, o novo carro também tem um computador que acessa automaticamente o sistema do Detran para conferir a situação dos veículos que estão estacionados ou circulando pelas ruas. Ao conferir a placa no Detran, o sistema dá um alerta na tela indicando se o veículo é roubado ou se está com o IPVA vencido. A partir daí, o fiscal de trânsito da prefeitura pode agir para aplicar uma multa e/ou recolher o veículo, dependendo do caso.