orçamento

'É impossível para o Estado alterar o calendário do IPVA', afirma Leite

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Mesmo com manifestações e pedidos para prorrogação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o governador Eduardo Leite reiterou que o calendário está mantido. Segundo ele, dos R$ 2,9 bilhões previstos de arrecadação, cerca da metade desse valor já foi quitado pelos contribuintes. 

Confirmada a oitava morte por coronavírus no RS

- É impossível para o Estado alterar o calendário do IPVA neste momento. O valor não é somente para o Estado, mas também atinge os municípios, pois cerca de 550 milhões vai para as prefeituras - explicou em uma transmissão ao vivo na tarde de hoje (veja abaixo). 

De acordo com Leite, o Estado já vem sofrendo com problemas financeiros, tanto por conta do coronavírus quanto pela estiagem e por isso o valor arrecadado do imposto é tão importante neste momento. 

EM SANTA MARIA, CARREATA PEDIA POR ADIAMENTO DO IPVA
Na manhã desta segunda, cerca de 35 veículos de turismo e transporte participaram de uma manifestação que pedia pela diminuição dos impactos causados pelas restrições do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, principalmente pela prorrogação do IPVA.

De acordo com os organizadores, a carreata segue uma mobilização nacional da categoria, que teve protestos nesta segunda-feira em outras cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre e Caxias do Sul.

Coronavírus: pequenas e médias empresas podem solicitar crédito para folha de pagamento

CRONOGRAMA
O calendário por final de placa já começou em 1 de abril e segue até 27 deste mês. Para fazer o pagamento, basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam. 

Por conta da pandemia, a Receita Estadual tem reforçado a opção de pagamento pelas plataformas digitais, como os aplicativos do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi. Já o Banco do Brasil está disponível apenas para clientes. Porém, quem não tiver acesso a essa modalidade precisa realizar o pagamento presencialmente nos bancos citados ou também em lotéricas. 

Veja o cronograma: 

  • 1º de abril - 1
  • 3 de abril - 2
  • 6 de abril - 3
  • 8 de abril - 4
  • 13 de abril - 5
  • 15 de abril - 6
  • 17 de abril - 7 
  • 22 de abril - 8 
  • 24 de abril - 9
  • 27 de abril - 0

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura altera data de vencimento do IPTU devido à crise do coronavírus

Próximo

Coronavírus: crédito para folha de pagamento já está disponível nos bancos

Economia