Cotrisul inaugura nova unidade de grãos com objetivo de facilitar o escoamento da safra para o porto de Rio Grande

Cotrisul inaugura nova unidade de grãos com objetivo de facilitar o escoamento da safra para o porto de Rio Grande

Foto: Cotrisul (Divulgação)

Ato na última segunda-feira reuniu a direção da cooperativa de Caçapava do Sul, prefeitos e autoridades às margens da BR-392

A Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul) inaugurou uma nova unidade de recebimento de grãos destinados à exportação em Santana da Boa Vista. O investimento, de R$ 26 milhões, é mais um passo para a consolidação do desenvolvimento regional provocado pelo avanço da lavoura de soja.

 
A avaliação foi feita pelo presidente da cooperativa de Caçapava do Sul, Gilberto da Fontoura, durante seu discurso, na última segunda-feira (26). Ele salientou que a expansão do cultivo da oleaginosa na região centro-sul do Estado, que ganhou força a partir de 2008, tem ajudado a reverter a tendência negativa de crescimento do Produto Interno Bruto Regional.

 
– Hoje ultrapassa a marca de 4% ao ano – revelou.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


​​A unidade Contrato, da Cotrisul, fica às margens da BR-392, em Santana da Boa Vista, a apenas 210 quilômetros dos terminais de embarque de grãos Termasa e Tergrasa, no porto de Rio Grande. Com a capacidade estática suficiente para armazenar 500 mil sacos de grãos (32 mil toneladas ou meio navio Panamax), o armazém se destaca pelo uso de equipamentos de última geração, que automatizam os principais processo envolvidos. A estrutura conta com tombador, moega, pré-limpezas, secador, silo-pulmão e toda a infraestrutura necessária para dar agilidade ao recebimento e à expedição de cargas.

 

A obra recebeu financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e é parte de um plano de investimento que inclui também a ampliação da unidade Graneleiro, na região do Durasnal, às margens da BR-290, em Caçapava do Sul.

 
Durante a solenidade, o produtor rural Jonas Coradini, membro do conselho fiscal da Cotrisul, destacou que a nova unidade é uma conquista dos associados:

 
– Fico feliz em ver a cooperativa crescendo, apesar das dificuldades dos últimos anos.

 
O prefeito de Santana da Boa Vista, Garleno Alves da Silva, salientou que 70% dos recursos próprios do município são oriundos de atividades agropecuárias e, portanto, é de extrema importância a concretização do empreendimento na localidade do Contrato.

 
Já o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, afirmou que a confluência de pessoas competentes, alta tecnologia e financiamento adequado para projetos em locais estratégicos é o que desenvolve a região e o país.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Serasa Limpa Nome e Desenrola: Consulta para renegociação de dívidas vai até 28 de março Anterior

Serasa Limpa Nome e Desenrola: Consulta para renegociação de dívidas vai até 28 de março

Economia brasileira cresce 2,9% em 2023, com alta do setor agropecuário Próximo

Economia brasileira cresce 2,9% em 2023, com alta do setor agropecuário

Economia