Foto: Prefeitura (Divulgação)
A prefeitura de Santa Maria divulgou na segunda-feira o ranking das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores em 2017. A lista, organizada pelo Programa Municipal de Proteção ao Consumidor de Santa Maria (Procon-SM), apresenta 550 estabelecimentos comerciais, que receberam algum tipo de queixa do consumidor, resultando em 7.669 reclamações.
De acordo com o documento, as prestadoras de serviços de internet, telefonia, energia elétrica, TV por assinatura, instituições financeiras e empresas de varejo estão entre os 20 primeiros estabelecimentos mais reclamados.
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AS CAMPEÃS DA LISTA
| Empresa | Número de queixas |
| 1º) Oi | 280 |
| 2º) Vivo | 269 |
| 3º) Claro | 242 |
| 4º) RGE Sul | 92 |
| 5º) Magazine Luiza | 69 |
| 6º) Sky | 68 |
| 7º) Carrefour | 60 |
| 8º) Caixa Econômica Federal | 59 |
| 9º) Banco Itaú | 57 |
| 10º) Hipercard | 53 |
| 11º) Lojas Colombo | 51 |
| 12º) Motorola | 47 |
| 13º) Crefisa | 44 |
| 15º) Lojas Quero-Quero | 37 |
| 16º) Luizacred | 31 |
| 17º) Banco do Brasil | 30 |
| 18º) Banco Bradesco | 30 |
| 19º) Banco Cetelem | 28 |
| 20º) Lojas Deltasul | 26 |
ONDE RECLAMAR E BUSCAR SEUS DIREITOS
A coordenadora do Procon-SM, Márcia Moro da Rocha, explica que o órgão municipal conseguiu alcançar um índice de acordo entre 84% e 88%, média que se mantém ao longo dos anos. Estas soluções são obtidas principalmente em audiências de conciliação realizadas no Procon.
O Procon-SM oferece ao consumidor diferentes formas de atendimento que vão desde a simples consulta, com o objetivo de esclarecer dúvidas na compra de produtos ou na contratação de serviços; a Carta de Informações Preliminares (CIP), quando há intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores; até a abertura de processo administrativo, que requer a realização de audiência de conciliação entre as partes, neste caso, sujeitando o fornecedor a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As reclamações chegam ao Procon-SM de duas formas. A primeira delas é através de sistema próprio. A outra maneira é por meio do atendimento oferecido no site www.consumidor.gov.br que, por meio de convênio, é monitorado pelo órgão municipal. Esta modalidade apresentou um total de 4.766 reclamações no site.
O ranking das 550 empresas reclamadas pode ser acessada no site da prefeitura. O Procon fica na Avenida Rio Branco, esquina com Silva Jardim. Dúvidas pode ser tiradas pelo (55) 3217-1286.