controle de herbicidas

Estado anuncia novas regras para uso de agrotóxicos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

Duas Instruções Normativas publicadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural ontem definem regras para o cadastro de culturas sensíveis ao uso de agrotóxicos hormonais e como se dará a venda orientada destes produtos. Detalhes das normativas foram apresentados durante a reunião da Câmara Setorial da Soja, promovida na manhã desta quinta-feira no auditório da administração central, durante a Expointer.

Com estas, já são quatro Instruções Normativas publicadas pela Secretaria com o objetivo de resolver o problema da deriva de agrotóxicos hormonais.

- Todas as normas que a Secretaria está publicando vêm de um esforço para encontrar soluções mediadoras que evitem a suspensão por completo do 2,4-D - destaca o secretário Covatti Filho.

Professor e empresa de Santa Maria recebem prêmio na Expointer

A Instrução Normativa 08/2019 estabelece um cadastro de propriedades agrícolas que tenham culturas sensíveis aos agrotóxicos hormonais, como o 2,4-D. São considerados cultivos sensíveis as culturas de macieira, videira, oliveira, nogueira-pecã, erva-mate, tomate e hortaliças. A Secretaria terá 180 dias para estruturar o cadastro e viabilizá-lo pelo Sistema de Defesa Agropecuária e nas inspetorias locais.

Já a IN 09/2019 regulamenta a venda orientada de agrotóxicos hormonais no Rio Grande do Sul. Agora, para adquirir este tipo de insumo, o produtor rural deverá apresentar declaração do Cadastro Estadual de Aplicador de Agrotóxicos, emitida pela Seapdr, e uma Declaração do Produtor Rural, cujo modelo está anexado na própria Instrução Normativa. O estabelecimento, por sua vez, deverá orientar sobre o equipamento correto a ser utilizado para aplicação do insumo vendido e alertar sobre a existência de cultivos sensíveis a estes produtos, próximos aos locais de aplicação.

290 animais da região vão participar da 42ª edição da Expointer

Inicialmente, a IN 09/2019 entrará em vigor nos seguintes municípios: Alpestre, Bagé, Cacique Doble, Candiota, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Hulha Negra, Ipê, Jaguari, Jari, Lavras do Sul, Maçambara, Mata, Monte Alegre dos Campos, Piratini, Rosário do Sul, Santiago, São Borja, São João do Polêsine, São Lourenço do Sul, Santana do Livramento, Silveira Martins, Sobradinho e Vacaria. A partir de 1º de junho de 2020, a Instrução Normativa valerá para todos os municípios gaúchos.

- A próxima safra vai ser um divisor para nós. Ao final dela, as ações implementadas através dessas instruções normativas vão ser um sinalizador se o que desenvolvemos até agora foi efetivo ou se precisará de ajustes - avalia o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr, Rafael Friedrich de Lima.

MP pede suspensão da venda de inseticida que causou morte de abelhas na região

CADASTRO
O cadastro de aplicadores de agrotóxicos hormonais, instituído pela IN 06/2019 em julho, conta atualmente com 209 aplicadores cadastrados, mas, de acordo com Rafael, este número deve aumentar muito nos próximos dias.  

- A exigência de uma capacitação certificada gerou uma demanda grande pela criação de cursos nesta área. Uma entidade, por exemplo, já capacitou quase 300 pessoas, que ainda não se cadastraram no sistema - detalha.

- Creio que este seja um dos pontos mais importantes, a qualificação dos aplicadores. Não adianta discutirmos soluções aqui se elas não chegam lá na ponta - frisou Ireneu Orth, da Aprosoja RS.

*Com informações da Secretaria de Agricultora do RS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fábrica de Santa Maria fecha exportação de implementos agrícolas para o Camboja Anterior

Fábrica de Santa Maria fecha exportação de implementos agrícolas para o Camboja

Professor e empresa de Santa Maria recebem prêmio na Expointer Próximo

Professor e empresa de Santa Maria recebem prêmio na Expointer

Agronegócio