balanço parcial

Chuvas constantes beneficiam lavouras de soja e dificultam cultivo de arroz na região

da redação


Foto: Eduardo Munhoz (Divulgação Irga)

O temporal que atingiu Santa Maria e região ontem registrou estragos em diversos locais, contudo, as lavouras de soja e arroz não tiveram problemas, segundo os escritórios regionais da Emater e do Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga). O chefe do escritório da Emater, Guilherme dos Santos, diz que as chuvas esparsas das últimas semanas são muito boas para as lavouras de soja, que ainda não chegaram à floração.

Prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural foi prorrogado de novo

Ele diz que os agricultores de soja sofreram com as chuvas excessivas no momento de plantio, entre outubro e novembro, mas agora as precipitações estão auxiliando as plantas.

- Talvez quem esteja plantando em área maior que sua capacidade de maquinários esteja sofrendo um pouco, mas de modo geral está tudo certo com as plantações da cidade - conta Santos.

De acordo com o chefe do escritório regional da Emater, Santa Maria tem 49.245 hectares de área plantada no município e que a colheita deve ocorrer entre o final de fevereiro e o início de janeiro.

Confira como está a produtividade das culturas de verão no Rio Grande do Sul

ENCHENTES
Apesar do Irga não ter recebido registros de estragos com o temporal de ontem na cidade, o chefe do Instituto no município, o engenheiro agrônomo Gionei Alves de Assis, conta que as chuvas constantes causaram enchentes em algumas lavouras. Porém, os prejuízos ainda não são consideráveis, segundo Assis. 

Ele conta que as plantações de arroz precisam de mais radiação solar, pois a cultura está no período reprodutivo. Santa Maria tem 5.850 hectares de área plantada de arroz

- As lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, cerca de 90%, e mais 10% reprodutivo - avalia o engenheiro agrônomo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

1ª edição de 2019 do Feirão da Gare ocorre nesta quarta-feira Anterior

1ª edição de 2019 do Feirão da Gare ocorre nesta quarta-feira

Confira como está a produtividade das culturas de verão no Rio Grande do Sul Próximo

Confira como está a produtividade das culturas de verão no Rio Grande do Sul

Agronegócio